O papamóvel utilizado pelo Papa Francisco será transformado em uma unidade móvel de saúde para as crianças de Gaza, de acordo com o Vaticano. A adaptação foi um pedido do próprio pontífice, que confiou o trabalho à Caritas Jerusalém.
Em nota, o Vaticano destacou que esse “foi seu último desejo para as pessoas às quais demonstrou tanta solidariedade ao longo de seu Pontificado, especialmente nos últimos anos” e é uma forma de responder à crise humanitária na faixa de Gaza, lembrada de forma recorrente pelo Papa Francisco em seus discursos.
O veículo está sendo adaptado com equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento de patologias, incluindo testes rápidos de infecção, instrumentos para diagnosticar enfermidades, vacinas, kits de sutura, entre outros equipamentos vitais. O Vaticano destacou que, assim que o acesso humanitário à Faixa de Gaza for reestabelecido, o veículo será utilizado por médicos e profissionais da saúde para chegar “às crianças nos ângulos mais isolados de Gaza.”
“Este veículo representa o amor, o cuidado e a proximidade de Sua Santidade aos mais vulneráveis, que ele expressou durante toda a crise”, disse Anton Asfar, secretário-geral da Caritas Jerusalém.
Segundo a ONU, em torno de 1,9 milhão de pessoas estão deslocadas em toda a Faixa de Gaza, o equivalente a cerca de 90% da população total, sendo que muitas foram deslocadas repetidamente.
De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), o Ministério da Saúde em Gaza identificou o total de 50.021 palestinos mortos até 22 de março de 2025. Entre eles, estão 15.613 crianças, 8.304 mulheres, 3.839 idosos e 22.265 homens.
Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação, com informações de Vatican News