Pesquisar

Papamóvel será transformado em clínica móvel para crianças de Gaza

O papamóvel utilizado pelo Papa Francisco será transformado em uma unidade móvel de saúde para as crianças de Gaza, de acordo com o Vaticano. A adaptação foi um pedido do próprio pontífice, que confiou o trabalho à Caritas Jerusalém.

Em nota, o Vaticano destacou que esse “foi seu último desejo para as pessoas às quais demonstrou tanta solidariedade ao longo de seu Pontificado, especialmente nos últimos anos” e é uma forma de responder à crise humanitária na faixa de Gaza, lembrada de forma recorrente pelo Papa Francisco em seus discursos.

O veículo está sendo adaptado com equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento de patologias, incluindo testes rápidos de infecção, instrumentos para diagnosticar enfermidades, vacinas, kits de sutura, entre outros equipamentos vitais. O Vaticano destacou que, assim que o acesso humanitário à Faixa de Gaza for reestabelecido, o veículo será utilizado por médicos e profissionais da saúde para chegar “às crianças nos ângulos mais isolados de Gaza.”

“Este veículo representa o amor, o cuidado e a proximidade de Sua Santidade aos mais vulneráveis, que ele expressou durante toda a crise”, disse Anton Asfar, secretário-geral da Caritas Jerusalém.

Segundo a ONU, em torno de 1,9 milhão de pessoas estão deslocadas em toda a Faixa de Gaza, o equivalente a cerca de 90% da população total, sendo que muitas foram deslocadas repetidamente.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), o Ministério da Saúde em Gaza identificou o total de 50.021 palestinos mortos até 22 de março de 2025. Entre eles, estão 15.613 crianças, 8.304 mulheres, 3.839 idosos e 22.265 homens.

Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação, com informações de Vatican News

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
maio 2025
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?