A Igreja se aproxima do início do ano jubilar de 2025! Um Jubileu representa sempre na vida da Igreja um acontecimento de grande relevância espiritual, eclesial e social. Proclamado pelo Papa Francisco, o ano jubilar terá início no dia 24 de dezembro, com a aberta da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e terminará em 6 de janeiro de 2026. O tema escolhido é “Peregrinos da Esperança”.
Neste contexto, a Missão Apostólica da PMMM promoveu no último sábado, dia 30, uma formação virtual sobre o ano jubilar em relação com os desafios das migrações, e contou com a participação de aproximadamente 100 Irmãs e colaboradores dos diversos serviços. A formação foi assessorada por Dom Cleonir Paulo Dalbosco, OFMcap, bispo da Diocese de Bagé, Rio Grande do Sul.
Durante sua exposição, Dom Cleonir resgatou a importância de superarmos a “Cultura da Indiferença” referindo-se a uma sociedade onde as pessoas se tornam insensíveis e desinteressadas em relação aos problemas e necessidades dos outros, tendo como consequências a falta de empatia, solidariedade e compromisso com o bem comum. Para superar e combater esta cultura é necessário construir uma educação emocional e social; promover a empatia e a compaixão; fortalecer a comunidade e a coesão social; incentivar a participação cívica e voluntariado e valorizar o bem comum e a solidariedade. O bispo ressaltou também que o Papa Francisco tem falado continuamente sobre a importância de combater a ‘Cultura da Indiferença’, enfatizando a necessidade de uma cultura de empatia, compaixão e solidariedade.
Por fim, Dom Cleonir enfatizou que existem sinais de esperança e podemos ‘Ser peregrinas da esperança’ de forma a cultivar a fé; ser otimista; espalhar amor e compaixão; ser resiliente e enfrentar os desafios com coragem e perseverança, cultivar a gratidão; ser uma fonte de luz e acreditar no milagre da esperança: a esperança não é uma utopia, mas uma realidade que se constrói com fé, amor e solidariedade!
Acompanhe alguns dos momentos desta formação:
Pela Equipe de Comunicação