Os presidentes se encontram nesta terça-feira na Casa Branca, dias após tragédia que vitimou mais de 50 migrantes no Texas
O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador prometeu na segunda-feira, 11, que “defenderá” os direitos dos migrantes mexicanos durante reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta terça-feira, 12, na Casa Branca. Entre os temas do encontro estão a migração e a inflação, que atinge tanto os EUA como o México.
“Vou defendê-los como sempre e lembrar que os imigrantes – de qualquer lugar do mundo – são seres excepcionais que bravamente abrem seu caminho e trabalham duro e honestamente para sustentar suas famílias aqui e lá”, afirmou López Obrador, em uma rede social.
Durante coletiva na segunda-feira, o presidente mexicano reafirmou que pedirá a Biden vistos temporários para trabalhadores do México e da América Central, além de um aceleramento na reforma migratória a fim de regularizar os quase 11 milhões de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos. “É uma reunião para reafirmar nosso compromisso de trabalhar juntos em benefício de nossos povos”, afirmou López Obrador.
A visita do presidente mexicano acontece após a tragédia dos mais de 50 migrantes mortos no trailer de um caminhão no Texas, no último dia 27. Mais da metade das vítimas era mexicana.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual