Quase 1 milhão de pessoas já tentaram entrar nos EUA pelo México em 2024
144 migrantes de 7 países diferentes foram resgatados no ponto ferroviário conhecido como ‘Hermanas’, no município de Escobedo, Estado de Coahuila, no México, nessa segunda-feira, 18, informou o Instituto Nacional de Migração (INM) através de um comunicado. A operação aconteceu em coordenação com a Secretaria de Defesa Nacional (Sedena), a Guarda Nacional (GN) e autoridades estaduais, com o apoio dos Ferrocarriles de México (Ferromex).
De acordo com o INM, após verificarem o estado de saúde dos migrantes resgatados, foi constatado que viajavam com situação migratória irregular. Segundo o comunicado, foram resgatadas 52 pessoas de várias idades, que faziam parte de 20 núcleos familiares, sendo que 28 eram de Honduras, 9 da Colômbia, 5 da Guatemala, 3 do Equador, 3 do Peru, 2 de Cuba e 2 de El Salvador.
Durante a operação, foram, ainda, resgatados outros 79 adultos viajando sozinhos e 13 menores desacompanhados, dos quais 12 são de Honduras e um da Guatemala, que viajavam em um vagão de trem fechado, que tinha como destino Piedras Negras, no mesmo Estado.
Na semana passada, 221 migrantes de 6 nacionalidades foram resgatados de uma casa no estado de Puebla, no México. Entre os resgatados estavam 175 adultos e 46 menores, muitos deles desacompanhados.
Desde o início do ano fiscal de 2024, em outubro de 2023, foram registradas pelo menos 961.537 tentativas de entrada nos EUA através da fronteira com o México. No ano fiscal de 2023, que terminou em setembro passado, esse total foi de 2.475.669.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação