Na quarta-feira, 12, aconteceu a formação on-line do Serviço Sociopastoral com o Pe. Alfredo Gonçalves, que refletiu a Análise de Conjuntura, as Questões Migratórias Atuais e a Espiritualidade Scalabriniana. A formação foi capitaneada pela equipe gestora do Sociopastoral.
Durante a formação, Pe. Alfredo refletiu sobre o transbordamento do coração de São João Batista Scalabrini, que, por ser tão amplo e grande, extrapolou os limites de sua diocese. Além disso, de forma assertiva, pontuou que, na contemporaneidade, a migração regular é um luxo, acessível apenas a uma parcela pequena das pessoas em migração ou deslocamento forçado.
Pe. Alfredo também levou os participantes a refletirem sobre a precariedade do trabalho das pessoas imigrantes e refugiadas, salientando um divórcio entre trabalho e migração, que coloca o imigrante e refugiado como uma figura segregada pela sua condição migratória.
Ao abordar as fronteiras, Pe. Alfredo provocou uma reflexão sobre aquelas invisíveis ou subjetivas, que impedem uma integração efetiva e aumentam as vulnerabilidades de todas as pessoas, nascidas aqui ou não, onde as discriminações segregam e excluem.
Seguido de outros temas atuais, Pe. Alfredo conduziu os participantes a refletirem sobre desafios, retrocessos e a transferência de responsabilidades do Estado para a sociedade civil. Além disso, enfatizou que juntos somos mais fortes e que respeitar todas as culturas, credos, raças, gêneros e idades é essencial para fomentar um mundo sem fronteiras, onde a cidadania possa ser plenamente exercida.























Por Adriano Pistorelo, do Serviço de Comunicação