Pesquisar

Scalabrinianas celebram a canonização nas comunidades

A Irmãs Scalabrinianas estão comemorando a Canonização de São João Batista Scalabrini, ocorrida no domingo, 9, nas diversas comunidades Scalabrinianas. Confira abaixo como estão acontecendo as celebrações.

Centro Cultural de Brasília/DF

Durante a celebração eucarística, no sábado, 08, no Centro Cultural de Brasília/DF, as Missionárias Scalabrinianas Irmã Rosita Milesi e Irmã Claudina falaram ao público sobre a canonização de São João Batista Scalabrini e de seu legado para a missão da Congregação, a Igreja e a sociedade. Um santo em seu tempo, um santo para nossos dias. Um pai para os migrantes e refugiados.

Missa de Ação de Graças na Catedral Metropolitana de Goiânia/GO

Na tarde de domingo, 9, aconteceu uma Missa de Ação de Graças pela Canonização de São João Batista Scalabrini na Catedral Metropolitana de Goiânia, celebrada pelo Pe. Sebastião Romário Damas. Durante a celebração, o sacerdote fez referências à Pastoral dos migrantes na Arquidiocese, destacando o empenho das Irmãs Scalabrinianas na pastoral e, sobretudo a santidade de Scalabrini.

A Catedral estava lotada com migrantes, que levaram as bandeiras de seus países, além da presença do barquinho com bandeirinhas, representando as etnias, o sofrimento dos migrantes e refugiados, a importância de serem acolhidos e respeitados seus credos religiosos, suas origens, acolhendo-os com amor e carinho.

Confira imagens:

Missa de Ação de Graças em Porto Velho/RO

No domingo, 9, em Porto Velho, Rondônia, na Paróquia São Cristovão, foi realizada uma missa em ação de graças pela canonização de Scalabrini, presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese, Dom Roque, que contou com a presença das Irmãs Scalabrinianas que atuam na região.

Na ocasião, cerca de 12 indígenas Warao, provenientes da Venezuela, receberam o sacramento da Primeira Comunhão. Durante a procissão de entrada, pães típicos da cultura Warao foram levados ao altar, representando a ponte entre os povos. A celebração foi encerrada com a Irmã Maria Aparecida cantando, em italiano, a música de São João Batista Scalabrini.

Fotos por: Anibal Brasil

Confira imagens:

Celebrações em Santa Cruz de la Sierra – Bolivia

Em Santa Cruz de la Sierra/Bolívia, as Missionárias Scalabrinianas e os leigos celebraram com alegria e júbilo a canonização de São João Batista Scalabrini. Foi realizado um triduo na Casa de Acolhida Cardeal Julio Terrazas em preparação para a canonização, rezando e meditando a cada noite uma das devoções de São João Batista Scalabrini com os hóspedes da Casa. Foi uma linda preparação para o dia da canonização do Pai dos Migrantes e fundador da Congregação.

No domingo, 9 de outubro, dia da canonização, foi celebrada uma missa na Paróquia San Martin de Porres, onde fica a Casa de Acolhida e, também, a Pastoral de Mobilidade Humana. A missa foi celebrada pelos padres Guillermo Siles Paz, OMI, Manuel Jesús Fuertes Astocondor, OMI, Pedro Longo, sdb, e contou com participação significativa da comunidade e migrantes.

No mesmo dia da canonização de Scalabrini, chegaram à Casa de Acolhida 25 migrantes, entre adultos e crianças, onde foram improvisados colchões no chão para acolher a todos, pois já havia um número considerável de migrantes na Casa. Os novos hóspedes chegaram por volta das 22h e foram recebidos com uma ceia, pois disseram que tinham muita fome. Como dizia Madre Assunta: “Deus vê, Deus provê”.

Na segunda-feira, 10 de outubro, foi celebrada na Casa de Acolhida Cardeal Julio Terrazas uma missa de Ação de Graças pela canonização de São João Batista Scalabrini, com a presença das Irmãs, leigos, voluntários, benfeitores, funcionários, amigos e amigas e um grande número de migrantes, agradecidos a Deus por terem agora um Santo para interceder por eles. A missa foi presidida pelo Padre Carlos Longo, sacerdote salesiano, que também deu graças pela canonização de Artémide Zatti, migrante e irmão salesiano. A festa foi concluída com uma partilha.

Com a colaboração das Irmãs Zenaide Ziliotto e Zenaide Guarnieri

Confira imagens das celebrações:

Missa de Ação de Graças em Jundiái/SP

No dia 23 de outubro foi celebrada uma missa de Ação de Graças pela canonização de Scalabrini na paróquia Sagrado Coração de Jesus em Jundiaí/SP. O Celebrante foi o Bispo Dom Arnaldo Cavalheiro Neto. Assista no YouTube pelo link: youtube.com/watch?v=Ugsd0EMqX34

Missa de Ação de Graças em Nova Bréscia/RS

Celebração em Ação de Graças, na Paróquia São João Batista em Nova Bréscia, pela Canonização de Dom João Batista Scalabrini. Contou com a presença de Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco, Bispo da Diocese de Bagé, Pe. Genoir Pieta, missionário Scalabriniano, Pe. Miguel Dametto, Paróco de Nova Bréscia, Irmãs Scalabrinianas, Leigos Missionários Scalabrinianos, Devotos da Bem-Aventurada Assunta Marchetti, Prefeito Municipal e esposa e povo Brescience.

Missa de Ação de Graças pela Canonização

Aconteceu no Santuário Estadual Perpétuo Socorro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A celebração foi realizada pelo Arcebispo Dom Dimas Lara e pelo Padre Reginaldo Padilha, além de ter contado com a participação de leigos, benfeitores, grupo leilão de Maria, migrantes e refugiados.

Da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]