Chegou ao fim no domingo, 21 de junho, a 41ª Semana do Migrante no Brasil, promovida pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM). Realizada entre os dias 14 e 21 de junho, a iniciativa teve como tema “Migração e Moradia” e lema “Eu não tenho onde morar!”, convidando comunidades, pastorais e organizações a refletirem sobre o acesso à moradia como um direito humano fundamental.
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2026, que abordou o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Semana do Migrante reforçou a importância de promover condições dignas de vida para migrantes, refugiados e pessoas em situação de vulnerabilidade.
As Scalabrinianas celebraram a 41ª Semana do Migrante nas diversas realidades onde estão presentes, reforçando sua missão de acolher, proteger, promover e integrar os migrantes e refugiados. Confira abaixo as celebrações.
Semana Nacional do Migrante no Colégio São Carlos de Santa Vitória do Palmar/RS
Entre os dias 15 a 19 de junho a Comunidade Educativa do Colégio São Carlos, de Santa Vitória do Palmar/RS, esteve profundamente envolvida com propostas que visaram envolver alunos, famílias e colaboradores com a realidade da migração na atualidade. Todos os níveis de ensino elaboraram atividades tais como: rodas de conversa, pesquisas, dinâmicas, intervenções nos espaços do colégio, campanhas solidárias, encontros virtuais e outras.
A Educação Infantil, elaborou a dinâmica “Mala da Esperança”, onde as crianças trouxeram itens afetivos que levariam para uma viagem. Na oportunidade contaram e ouviram histórias de suas famílias. Nos Anos Iniciais desenvolveu-se a proposta de valorização da história pessoal das famílias ou amigos migrantes.
Também a atividade “Migrante em Minha Casa” levou os personagens da Turma do Bem, São Scalabrini, a Bem-aventurada Assunta Marchetti e o Venerável Pe. José Marchetti até as casas dos estudantes, sendo uma oportunidade para o fortalecimento da identidade scalabriniana. Os alunos também receberam a família Santos, migrantes da Bahia e que fazem parte da comunidade escolar. O Espaço Migrante foi destinado a acolher as exposições dos trabalhos realizados.
O projeto Missão – Acolhimento conectou os alunos dos Quintos e Oitavos anos com as comunidades de crianças auxiliadas pela Missão Scalabriniana em Luanda e Uíje. No dia 18 de junho os estudantes conversaram com a Irmã Carla Luisa Frey Bamberg e as crianças de Angola, trocando as primeiras impressões de um contato que enriqueceu a todos. Após, foi lançado o projeto solidário com o objetivo de angariar donativos para auxiliar na superação das dificuldades financeiras enfrentadas pelas comunidades de Angola.
No EF – Anos Finais, realizou-se pesquisa acerca dos dados demográficos no município de Santa Vitória do Palmar/RS, destacando-se o aspecto migratório de acordo com o censo de 2022. Esse projeto foi contemplado pela disciplina de matemática, no oitavo ano.
Em Ensino Religioso, os alunos do sétimo ano, foi trabalhada a questão migratória, e, para isso, os alunos conversaram com a Irmã Celsa Zucco, coordenadora do CAM, de Caxias do Sul, a fim de aprofundar a abordagem. Além disso, o Concurso de Redação premiou os melhores textos dos alunos do nono ano. As medalhistas foram premiadas em uma cerimônia carregada de emoção.
No Ensino Médio, os alunos realizaram na disciplina de História a pesquisa acerca da migração no Rio Grande do Sul. Em Biologia, os alunos da segunda série trabalharam o tema dos refugiados climáticos e da migração ambiental. Em sociologia os alunos receberam, via Google Meet, a Irmã Rosinha Martins, que atua no Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e a Irmã Lina Guzzo, da Província São José, direto do Vaticano.
No dia 17 de junho aconteceu a Missa dos Migrantes na Igreja Matriz, reunindo toda a comunidade educativa. Por fim, o colaborador da Província Maria Mãe dos Migrantes, Wellington Barros, conversou com os estudantes da 2ª Série do Ensino Médio, durante a disciplina de Biologia, acerca do trabalho realizado pela Congregação das Irmãs Scalabrinianas junto aos migrantes e refugiados no mundo.
As atividades da Semana do Migrante foram coordenadas pela Pastoral Escolar e Coordenações Padagógicas.





























Pastoral das Migrações de Passo Fundo celebra 10 anos com ações na Semana do Migrante
Junto às celebrações da Semana do Migrante 2026 e o Dia Mundial do Refugiado, a Pastoral arquidiocesana das Migrações, de Passo Fundo/RS, celebrou seus 10 anos de caminhada, com o lema “10 anos acolhendo diferenças e semeando esperança”.
Dando ênfase às três celebrações, a Pastoral das Migrações promoveu no sábado, 20 de junho, uma Roda de Conversação sobre “IMIGRAÇÃO E MORADIA”. Marcaram presença e participaram do evento 65 pessoas, entre Representantes das Associações e grupos locais de imigrantes, o Arcebispo Metropolitano, a responsável do trabalho Municipal das Ocupações fundiárias, instituições, imigrantes e autóctones em geral.
Foi um momento muito intenso de partilha, reflexão e diálogo. Finalizando, foi proposto uma segunda sessão para finalizar uma proposta concreta a ser apresentada para a Prefeitura Municipal, como possibilidade de enfrentar o desafio de uma moradia digna para os imigrantes e refugiados que buscam esta cidade para reconstruir suas vidas.










Em Porto Velho, Semana do Migrante fortalece laços de acolhida e solidariedade
Em Porto Velho/RO, a programação da 41ª Semana do Migrante contou com uma festa na comunidade Mira Flores, uma ocupação onde vivem 24 famílias migrantes. A celebração contou com a presença de membros da Pastoral do Migrante, do Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Porto Velho e da equipe da Campanha da Fraternidade.


Semana do Migrante mobiliza comunidades e promove diálogo sobre moradia e direitos em Roraima
A Diocese de Roraima realizou, entre os dias 14 e 20 de junho, a programação da 41ª Semana do Migrante, que neste ano teve como tema “Migração e Moradia” e lema “Eu não tenho onde morar!”. A iniciativa reuniu migrantes, instituições, lideranças religiosas, autoridades e membros da sociedade civil em momentos de celebração, reflexão e convivência. Entre os participantes estavam as Irmãs Scalabrinianas.
Um dos destaques da programação foi o V Colóquio Migração e Moradia, realizado no dia 19 de junho na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O encontro reuniu cerca de uma centena de participantes de diferentes nacionalidades, entre brasileiros, venezuelanos, cubanos e haitianos. Com a proposta de criar um espaço onde os migrantes pudessem apresentar suas demandas e experiências, o colóquio promoveu o diálogo com autoridades e representantes de instituições. As discussões abordaram temas relacionados ao território, à moradia e ao acesso aos direitos sociais.
O encerramento da Semana do Migrante aconteceu no dia 20 de junho com uma caminhada solidária e intercultural, que partiu da Comunidade Santa Luzia em direção à Rodoviária Internacional. A atividade foi marcada por gestos concretos de fraternidade, incluindo a partilha de lanches entre os participantes e o plantio de árvores frutíferas, simbolizando esperança, acolhida e compromisso com a vida.
Ao longo da semana, a Diocese de Roraima reafirmou seu compromisso com a promoção da dignidade das pessoas migrantes, fortalecendo espaços de escuta, inclusão e defesa dos direitos daqueles que buscam reconstruir suas vidas longe de sua terra de origem. A programação foi promovida pela ASEMIR (Articulação do Serviço Eclesial a Migrantes e Refugiados) e coordenada pela Pastoral dos Migrantes – SPMRR, com apoio da Missão Scalabriniana de Boa Vista.


















Celebração do Dia do Migrante reúne diferentes povos e instituições em São Paulo
No dia 21 de junho, a Casa Arsenal da Esperança, em São Paulo/SP, acolheu a celebração eucarística em homenagem ao Dia do Migrante. O momento reuniu migrantes de diversas nacionalidades, etnias e credos, além de representantes de instituições e congregações religiosas que atuam na promoção e defesa dos direitos das pessoas migrantes.
Reconhecida por sua longa trajetória de acolhida, a Casa Arsenal da Esperança já recebeu, ao longo de mais de um século de história, mais de 3,5 milhões de migrantes provenientes de diferentes países e culturas.
As Irmãs Scalabrinianas também estiveram presentes na celebração, representando as diversas obras desenvolvidas na cidade de São Paulo em favor dos migrantes e refugiados. A participação reforçou o compromisso da Congregação com a acolhida, a proteção, a promoção e a integração das pessoas em situação de mobilidade humana.












Arquidiocese de Porto Alegre encerra a Semana do Migrante com celebração de fé, cultura e integração
Foi celebrada no dia 20 de junho, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, em Porto Alegre/RS, a missa de encerramento da 41ª Semana do Migrante e da VII Semana Estadual do Migrante e Refugiado, em clima de união, gratidão e compromisso.
Celebrada às 17h pelo arcebispo Dom Darley Kummer, a cerimônia reuniu sacerdotes, Irmãs Scalabrinianas, autoridades, migrantes, refugiados e a comunidade, reafirmando o papel da Igreja na acolhida e na promoção da dignidade daqueles que buscam novas oportunidades.
Na ocasião, também aconteceu a bênção e o envio da Irmã Jakeline Danette, que assumirá, a partir de agosto, a Coordenação da Pastoral do Migrante na Conferência Episcopal de Moçambique, demonstrando o compromisso missionário da congregação com a causa migratória.
Inspirada pelo exemplo de São João Batista Scalabrini, a celebração destacou a importância de construir espaços de fraternidade e solidariedade, fortalecendo redes de acolhida entre a Igreja, os órgãos públicos e as entidades sociais.
Durante o domingo, no Parque Marinha do Brasil, foram realizadas ações culturais e esportivas, como a Feira de Economia Criativa de Migrantes e Refugiados e o Torneio dos Migrantes, que promoveram integração, valorização cultural e reconhecimento da diversidade.
Essas iniciativas reforçam o entendimento de que migrar é uma realidade humana que requer acolhida, respeito, valorização e integração.
A Arquidiocese reafirma seu compromisso de construir uma sociedade mais inclusiva, onde cada migrante e refugiado possa recomeçar com dignidade, sentindo-se irmão e parte de uma comunidade comprometida, que celebra suas diferenças e potencialidades.


























Missa do Migrante encerra a Semana do Migrante em Anta Gorda
A culminância da 41ª Semana do Migrante foi marcada por um momento de profunda espiritualidade e comunhão com a realização da Missa do Migrante em Anta Gorda/RS. Celebrada na igreja matriz, a iniciativa foi fruto da atuação conjunta do movimento LMS, cuja caminhada é pautada pelo compromisso constante e dedicado ao auxílio aos migrantes, e da Pastoral Escolar do ESI Colégio Santa Teresinha.
“Tivemos a imensa alegria de acolher diversos migrantes, cujas trajetórias de superação enriqueceram nossa oração. A presença desses irmãos trouxe fervor à celebração eucarística e reafirmou, de forma contundente, que, na casa de Deus, as fronteiras geográficas perdem o sentido diante da unidade na fé”, afirmou o coordenador do movimento LMS em Anta Gorda, Felipe Oneda Polese.
Inspirados pelo carisma de São João Batista Scalabrini, o “Pai dos Migrantes”, renovamos nosso compromisso com a hospitalidade. Scalabrini dedicou sua vida a ser a voz daqueles que, distantes de suas pátrias, buscavam esperança e dignidade. Seguindo seus passos e o trabalho contínuo do LMS, esta celebração nos recordou que o acolhimento é um valor cristão fundamental e um exercício diário de fraternidade sem fronteiras.
Como lembrança deste momento, cada migrante recebeu um pãozinho abençoado pelo sacerdote. Este gesto simboliza o sustento necessário para que nunca lhes falte o alimento à mesa, expressando nossa profunda solidariedade com todos aqueles que enfrentam os desafios da jornada e a incerteza do caminho.
Unindo o olhar sensível do educador ao zelo do integrante do Movimento LMS, o Prof. Felipe reforça sua missão: “esse momento, senti a necessidade de registrar o que ficou marcado em minha memória: estar presente nesta Missa do Migrante tocou profundamente o meu coração. Ver tantos irmãos e irmãs que deixaram suas raízes e vieram participar desta celebração, buscando conforto e unidade, me fez lembrar das palavras de São João Batista Scalabrini, que dizia que ‘o mundo é a pátria do homem’. Como integrante do movimento LMS, esse trabalho de auxílio constante aos migrantes não é apenas uma tarefa, mas uma missão de vida. Ao vê-los ali, cada rosto e cada história representavam a força da superação. Esta celebração foi o reflexo do nosso compromisso diário: ser acolhida, ser braço estendido e, acima de tudo, garantir que cada migrante se sinta, de fato, em casa, caminhando juntos com a dignidade que a todos nós pertence.”
Que este encontro fortaleça nosso desejo de caminhar sempre ao lado daqueles que buscam um novo recomeço, mantendo viva a chama da solidariedade. Seguimos unidos no propósito de construir um mundo onde, independentemente da origem, todos sejam acolhidos como irmãos.
































Encontro Regional e Festa Multicultural celebra a diversidade dos migrantes em Ilópolis/RS
No dia 20 de junho, o Salão Paroquial do Santuário São Paulo Apóstolo, em Ilópolis/RS, dia de muito frio e chuva, foi palco do Encontro Regional e da Festa Multicultural da Pastoral dos Migrantes da Diocese de Santa Cruz do Sul, reunindo migrantes, refugiados, lideranças religiosas, autoridades civis, voluntários e representantes de diversas comunidades da região.
Com o tema “Migração e Moradia” e o lema “Eu não tenho onde morar!”, o encontro proporcionou um importante espaço de reflexão, convivência e valorização das diferentes culturas presentes em nossas comunidades. A iniciativa foi coordenada pelo Pe. Clécio José Henckes, pároco de Ilópolis e coordenador diocesano do Serviço de Pastoral dos Migrantes da Diocese de Santa Cruz do Sul, e pela Ir. Maria de Lurdes Lodi Rissini, Irmã Scalabriniana, contando, ainda, com o apoio de inúmeras lideranças e de voluntários.
O Pe. Clécio José Henckes deu abertura à programação do dia com uma importante mensagem de acolhida aos participantes e às autoridades presentes. Em seguida, aconteceu a mística conduzida pela equipe dos Leigos Scalabrinianos do Colégio ESI Santa Terezinha, de Anta Gorda, pela Ir. Maria de Lurdes (Scalabriniana) e por vários migrantes do município. O momento inter-religioso uniu pessoas de diferentes crenças e religiões, que rezaram recordando a realidade de milhões de pessoas que deixam suas terras em busca de segurança, trabalho e dignidade, muitas vezes enfrentando a falta de moradia.
Na sequência, foram apresentadas as autoridades presentes e os grupos de migrantes provenientes de municípios da região, como Anta Gorda, Encantado, Muçum, Putinga, Ilópolis e outros. O prefeito municipal de Ilópolis, Sr. Fernando Dapont, dirigiu uma saudação aos presentes, destacando a importância da solidariedade e da integração entre os povos. Também participou do encontro o coordenador da Pastoral dos Migrantes no Regional Sul 3 da CNBB, Pe. Ademar Barilli, que agradeceu a iniciativa e saudou os migrantes, encorajando-os com palavras de esperança. A Ir. Zenaide Mezzomo, Irmã Scalabriniana e diretora do Colégio ESI de Anta Gorda, em sua saudação carinhosa e inspiradora falou da importância de trabalharmos em conjunto para o acolhimento, a educação, o trabalho e o cultivo da fé de cada migrantes que vive em nosso meio.
A dimensão cultural foi um dos pontos altos da tarde. O grupo Voce del Mate encantou o público com músicas italianas e brasileiras, recordando as raízes históricas da imigração na região. Em seguida, a cultura gaúcha foi celebrada por meio da apresentação do CTG Querência do Mate de Ilópolis, reforçando o valor das tradições locais e o diálogo entre diferentes identidades culturais.
Na continuidade da programação, migrantes das cidades de Encantado, Anta Gorda, Muçum, Putinga e Ilópolis apresentaram suas músicas, experiências, histórias de vida, costumes e contribuições para as comunidades onde vivem. Os testemunhos evidenciaram desafios relacionados à moradia, ao trabalho, à documentação e à integração social, mas também revelaram esperança, resiliência e o desejo de construir uma vida nova em nosso país.
O encontro reafirmou o compromisso da Igreja e da sociedade com os quatro verbos propostos pelo Papa Francisco para a ação junto aos migrantes: acolher, proteger, promover e integrar. Mais do que uma celebração cultural, o evento tornou-se um sinal concreto de fraternidade, respeito e valorização da dignidade humana.
O Encontro Regional e a Festa Multicultural deixaram uma mensagem clara para todos os presentes: apesar das diferenças de origem, língua e cultura, somos uma única família humana, chamada a construir pontes de solidariedade e esperança.
“Acolher, proteger, promover e integrar são verbos que transformam vidas. Cada serviço prestado neste encontro foi um gesto concreto de fraternidade e solidariedade para com nossos irmãos e irmãs migrantes.” Que esta experiência continue inspirando nossas comunidades na missão de acolher aqueles que buscam um lugar para viver com dignidade e paz.
Ao final da programação, a Ir. Maria de Lurdes e o coordenador diocesano do Serviço de Pastoral dos Migrantes, Pe. Clécio José Henckes, dirigiram uma mensagem de agradecimento a todos os participantes, voluntários e parceiros, renovando o compromisso de continuar construindo comunidades cada vez mais acolhedoras.




































Do Serviço de Comunicação, com a colaboração das Irmãs e Leigos


















