Aconteceu de 8 a 10 de novembro em Brasília/DF a II Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR). O evento contou com a participação de migrantes do Congo, Haiti, Venezuela e outros países na mesa de autoridades, bem como de membros do governo e atores sociais, políticos e institucionais, entre eles as Irmãs Scalabrinianas e colaboradores.
A II COMIGRAR aconteceu após meses de preparação, durante os quais cerca de 12 mil pessoas participaram em 138 conferências livres, para debater propostas de políticas públicas para as populações migrantes, refugiadas e apátridas. Durante as conferências livres, os participantes elegeram delegados e delegadas, dentre os quais estavam, também, Irmãs Scalabrinianas e colaboradores, e formularam propostas para serem debatidas na etapa nacional.
Confira aqui a participação das Scalabrinianas na II COMIGRAR.
10 de novembro – Terceiro dia
A delegação das Scalabrinianas participaram, no terceiro dia, das conclusões do II COMIGRAR, através de dois momentos: o primeiro, para os participantes que não eram delegados do evento, os quais participaram das tendas onde apresentavam as diferentes realidades sobre a migração, contando com a participação de várias instituições da sociedade civil, Igreja, Instituições governamentais e ACNUR; em segundo, para os delegados, os quais estavam reunidos no auditório da universidade de Brasília, para a leitura e discussão das propostas dos vários eixos, construindo políticas públicas relacionadas ao tema da migração, refúgio e apátridas.
Em breve, acompanhe por este meio as propostas apresentadas que emanaram da II COMIGRAR e que irão fazer parte das políticas públicas de nosso país.
09 de novembro – Segundo dia
No dia 09 de novembro acontece a Aula Magna “Políticas Migratórias em Movimento. Dilemas entre Fluxos Líquidos e Políticas Sólidas” – Prof. Leonardo Cavalcanti (UnB), que será seguida dos grupos de trabalho e a miniplenária.
08 de novembro – Abertura
No dia 08 de novembro aconteceu a cerimônia de abertura da II COMIGRAR, com apresentação de quarteto formado por pessoas refugiadas integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem do Sesc-RR. A mesa de abertura contou com a presença de migrantes e refugiados de diversos países, bem como de membros do governo.
Durante o evento de abertura da II COMIGRAR, Ir. Rosita Milesi, Missionária Scalabriniana e ganhadora do Prêmio Nansen 2024, foi aplaudida em pé pelos participantes e autoridades presentes.
Vídeos
Da Equipe de Comunicação