Entre os dias 24 a 29 de setembro acontece em Bogotá, Colômbia, a VII Assembleia Geral da Red CLAMOR, que contará com a presença de Irmãs Scalabrinianas de diversas regiões. Junto à Assembleia, acontecerá o Encontro MIGRARED, com início no dia 27 de setembro.
Participarão da Assembleia Geral da Red CLAMOR as Irmãs Scalabrinianas Rosita (Brasil), Neide (África do Sul), Valdete (Colômbia), Leda (Equador) e Maria Eugenia (República Dominicana), além de Irmãs do México e do Panamá. O evento acontece com o tema “Deus caminha com o seu povo”, para fortalecer o trabalho em rede e ampliar o impacto eclesial e social diante dos desafios apresentados pelos crescentes fluxos migratórios na região da América Latina e Caribe.
O Encontro MIGRARED é uma conferência sobre a Proteção Internacional de Refugiados e Fluxos Migratórios Mistos. Durante o evento, os delegados de cada região poderão compartilhar experiências, identificar os novos desafios enfrentados pelos migrantes, refugiados e deslocados, além de compartilhar boas práticas.
Ao final, será realizada uma celebração do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, além de uma imersão nas comunidades locais, para partilhar experiências e propostas com pessoas em situação de mobilidade humana.
Irmãs Scalabrinianas participaram da VII Assembleia Geral da Rede Clamor e o I MIGRARED
Durante os dias 24 a 29 de Setembro de 2024, realizou-se na Cidade de Bogotá – Colômbia, na sede do CELAM, a VII Assembleia Geral da Rede Clamor Latino America e Caribe e o Encontro Internacional sobre Migração e Asilo – I MIGRARED. Foi organizado pela Rede Clamor, Caritas Internacional, Caritas América Latina e Caribe, CELAM e a Rede Europeia e Africana de Mobilidade Humana. Os dois primeiros dias foram dedicados à Rede Clamor e os três dias seguintes ao MIGRARED, concluindo com a Celebração do 110º Dia Mundial do Migrante e Refugiado, na Catedral de Bogotá, presidida pelo Cardeal Álvaro Ramazzini, junto aos participantes da Assembleia e MIGRARED e povo de Bogotá, e visitas a comunidades e casas de acolhimento de migrantes.
Os 106 participantes provenientes de 32 países, dos cinco continentes, eram membros de organizações, ONGs, Caritas, Redes Migratórias, Comissões Episcopais de Mobilidade Humana, membros do Dicastério, diplomatas e outros. Entre eles, participaram as Irmãs Scalabrinianas: Lidia Mara Souza (México), Valdete Wilemann (Colômbia), Rosita Milesi (Brasil), Ligia Gamba (Panamá), Neide Lamperti (África do Sul), Leda Reis (Ecuador) e María Eugenia Vázquez (República Dominicana). Durante os dois eventos, as Irmãs Scalabrinianas coordenaram e participaram da equipe de espiritualidade, juntamente com outros membros, partilharam realidades migratórias e boas práticas nos grupos temáticos e fizeram parte de painéis de reflexão sobre as Rotas Migratórias Sul-Sul de Africa.
A Ir. Neide Lamperti participou em um dos painéis gerais do MIGRARED e as Irmãs Leda dos Reis e Rosita Milesi tiveram suas participações nos grupos de trabalho.
O MIGRARED teve como objetivo, promover uma caminhada conjunta, compreendendo as dinâmicas migratórias em diferentes continentes e coletando boas práticas das Redes de Mobilidade Humana, Caritas e outras organizações. Além de construir estratégias conjuntas de defesa a serem implementadas em níveis nacional e internacional, o MIGRARED também responde à demanda por espaços regulares de troca e colaboração entre seus membros. A iniciativa busca compartilhar ferramentas de treinamento, facilitar a criação de novas redes onde não existem, capacitar membros para advocacy junto aos governos e promover a defesa conjunta em níveis transregionais e globais sobre questões-chave de migração e deslocamento.
O Papa Francisco enviou uma mensagem para o evento, e em uma de suas falas destacou: “Hoje, mais do que nunca, as comunidades locais estão chamadas a construir o futuro junto com os migrantes, refugiados e deslocados, redefinindo as relações com confiança e solidariedade e reconhecendo que tem um tesouro de conhecimentos, habilidades, cultura e espiritualidade por partilhar. A esperança que vem daqueles que a quem este mundo considera os “últimos” e precisamente a esperança do Evangelho que promove um mundo de paz, um mundo mais humano e solidário, mais justo e que cuida dos bens da criação.”
Participar destes dois eventos foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos, partilhar as boas práticas e desenvolver estratégias de ação conjunta, fortalecendo nossa atuação nos espaços missionários scalabrinianos. No âmbito espiritual e pastoral, essa participação reforça a missão evangelizadora da congregação, ao dar suporte não só material, mas também espiritual aos migrantes e refugiados, promovendo sua dignidade e integridade em contextos muitas vezes de grande vulnerabilidade.
26 de setembro
Na quinta-feira, 26, a Ir. Rosita Milesi realizou intervenção acerca da Incidência/Processo de Quito durante a Assembleia Geral da Red CLAMOR.
Da Equipe de Comunicação, com a colaboração das Irmãs Leda dos Reis e Neide Lamperti