Pesquisar

Scalabrinianas participam do 5º Congresso Missionário Nacional

Aconteceu em Manaus de 10 a 15 de novembro de 2023 o 5º Congresso Missionário Nacional, com participantes de todas as regiões do Brasil. Foi um Congresso transbordante de entusiasmo, ressignificação, generosidade encontro e compromisso missionário. A igreja de Manaus nos acolheu em suas casas, comunidades, com flores, cheiros e sabores de sua história.

Como delegadas de suas igrejas, participaram as Irmãs Scalabrinianas Inês Facioli, pela sua Comunidade religiosa de Manaus, e Carolina de França, como assessora do COMIRE, do Regional Oeste 2, para fomentar a animação missionária. Durante o Congresso encontramos alguns Scalabrinianos e tantos amigos missionários, que amam a causa de Jesus e de seu Evangelho.

A assembleia do 5° Congresso Missionário Nacional, foi composta por mais de 800 pessoas: 40 bispos, 150 consagrados e consagradas, 110 presbíteros, 10 diáconos, 30 seminaristas, 300 leigos e leigas, representantes de povos originários e 200 voluntários e voluntárias das equipes de Manaus.

Reunimo-nos para refletir sobre o tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, com o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”. Papa Francisco, na mensagem enviada aos congressistas, se alegrou com a escolha desse lema e nos convidou a responder com alegria ao Evangelho que recebemos: “o encanto pela Boa Nova que vos alcançou não vos deixe acomodados em uma Igreja fechada em si mesma e amedrontada, mas vos impulsione com a força do Espírito Santo a ir além-fronteiras”.

A missão é o paradigma, o eixo que sustenta e nutre toda a Igreja. Uma missão fundamentada no diálogo recíproco, que possibilita incluir o estranho, as periferias, entrar na casa dos pobres, migrantes, escutar seus clamores, sem preconceito, crítica, arrogância ou rejeição, desde a lógica diferente de Deus. Uma missão que inclui a todos, e que gera espaços de escuta e comunhão.

Uma Igreja sinodal em missão até os confins do mundo que cruza fronteiras e vive a ministerialidade e a corresponsabilidade, supera o clericalismo. Uma Igreja samaritana se concretiza no amor àqueles que vivem nas periferias geográficas e existenciais. Uma Igreja para todos e todas. Uma Igreja encarnada, decolonial, não de conquista, mas pautada por uma missão de encontro e sem medo do diferente.

Conscientes de nossa missão evangelizadora, após dias de escuta e diálogo, reconhecemos a força missionária da Igreja do Brasil caracterizada por inúmeras iniciativas desenvolvidas em todo o território.

Queremos, como os discípulos de Emaús, continuar tecendo caminhos de busca, de escuta e de transformação para que o Ressuscitado abra os nossos olhos, converta os nossos corações e nos impulsione para a missão permanente. Somos inspirados a reconhecê-Lo no cotidiano dos povos, em suas sabedorias, suas culturas, seus ritos, seus territórios e suas histórias.

Pedimos a força do Espírito para sairmos ao encontro dos pobres e dos outros, inspirados pelo dom da vida dos mártires, servindo ao Reino de Deus com coração sem fronteiras e pés a caminho. Que Maria, Mãe da Amazônia, nos acompanhe em nossa saída missionária das Igrejas locais até os confins do mundo. Que a fecundidade desses dias se prolongue em abundantes frutos na Missão.

Por Ir. Carolina de França, com a colaboração da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]