O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral divulgou nesta segunda-feira, 7, que “Sementes de Paz e Esperança” foi o tema escolhido para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que será celebrado no dia 1º de setembro.
O Dia Mundial de Oração inicia o Tempo da Criação, que é uma iniciativa ecumênica celebrada de 1º de setembro a 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis. O comunicado do Dicastério recorda a celebração do ano jubilar e destaca que 2025 marca os 10 anos da publicação da Encíclica Laudato Si’. O texto ressalta que o tema “é “paz com a criação” e, como texto bíblico de referência para esta iniciativa, foi escolhido Isaías 32,14-18.”
Em comunicado, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral destaca que “como sublinhado no Magistério do Papa Francisco e dos seus predecessores recentes, a ligação entre paz e cuidado da criação é muito estreita. Da mesma forma, a ligação entre guerra e violência, por um lado, e a degradação da casa comum e o desperdício de recursos (destruição e armamentos), por outro, é muito próxima.”
O tema escolhido exorta a “rezar pela criação de condições para a paz, uma paz duradoura construída em comum, que suscite a esperança”. O comunicado sublinha que “a metáfora da semente indica a necessidade de compromisso de longo prazo” e “ilustra boas práticas e sementes de paz e esperança dos diferentes continentes.”
Em 2024, o tema escolhido para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação foi “Espera e age com a criação”, inspirado na Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8,19-25). Em sua mensagem, o Papa Francisco incentivou “a estender a harmonia entre a humanidade também à criação na responsabilidade por uma ecologia humana e integral, caminho de salvação da nossa casa comum”.
Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação