Aconteceu na sexta-feira, 24, o seminário Migração e Refúgio na Pauta das Políticas Públicas, em Boa Vista, Roraima. O evento foi realizado pela Articulação dos Serviços aos Migrantes e Refugiados, formada por organizações da sociedade civil integradas à Diocese de Roraima e aconteceu com o objetivo de estabelecer diálogos sobre a criação de políticas públicas na temática migratória no Estado de Roraima.
No evento, as Irmãs Scalabrinianas tiveram o trabalho representado na mesa de abertura pelo colaborador Adriano Pistorelo, que falou sobre a experiência na construção e implantação das políticas públicas para migrantes e refugiados na relação poder público e sociedade civil a partir da experiência de Caxias do Sul.
Durante a fala, foi possível destacar a qualidade do trabalho e as boas práticas realizadas pela Congregação e pelo CAM (Centro de Atendimento ao Migrante), no extremo norte do Brasil. Além disso, o evento possibilitou o fortalecimento do protagonismo nacional da Congregação, em incidência política e na construção de políticas públicas voltadas à população migrante.
No evento, foi confirmada a intenção da Congregação de realizar apoio à rede local de assistência aos migrantes e refugiados, no fomento a construção de políticas públicas, com a realização de formações e capacitações no âmbito do Formigra. Além disso, foram estreitadas possibilidades de formalização de novas parcerias com atores na realidade migratória, como a UFRR.
Além disso, durante a estadia em Boa Vista, o colaborador pôde conhecer os abrigos temporários da operação acolhida, além da visualização da situação de rua em que muitos migrantes venezuelanos se encontram. Além disso, foi possível conhecer o projeto Orinoco, o projeto Mexendo a Panela e, também, realizar uma visita ao Posto de Recepção e Apoio – PRA.
No domingo, após uma missa ministrada em espanhol, na qual estavam migrantes e brasileiros, o grupo de jovens da Pastoral do Migrante, realizou uma apresentação, envolvendo dança e teatro, em um momento de integração cultural. Ainda, ocorreu a apresentação do coral infantil MUSIVERR, com integração entre as crianças venezuelanas e brasileiras.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual com a colaboração de Adriano Pistorelo