Na próxima quinta-feira, 1, será celebrada a Festa de São João Batista Scalabrini, fundador das Congregações dos Missionários de São Carlos, Scalabrinianos, e das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas. Em celebração, a Superiora Geral das Scalabrinianas, Irmã Neusa de Fátima Mariano, enviou uma mensagem às Irmãs, Formandas e Leigos Missionários Scalabrinianos.
No texto, Irmã Neusa destaca os sentimentos de alegria e gratidão em poder celebrar a solenidade de São Scalabrini poucos meses após sua canonização. “As lembranças do dia 09 de outubro de 2022 são como a sarça que arde e não se consome”, escreve.
Ela salienta, ainda, que, além do título de “Pai dos Migrantes”, com o qual ficou conhecido mundialmente após sua beatificação, a santidade de Scalabrini é fruto de “uma vida vivida em plenitude”, que na vida cotidiana de seu ministério se comportou como verdadeiro pastor.
Irmã Neusa ressalta o trabalho de São Scalabrini para criar um sentimento de pertença entre os emigrantes italianos, para que, mesmo longe de sua terra, pudessem perseverar suas tradições e se adaptar às novas realidades. Esse exemplo, ela lembra, “continua a inspirar aqueles que se dedicam a ajudar os migrantes e às comunidades emigrantes em todo o mundo.”
Leia abaixo a mensagem na íntegra, em português e em espanhol.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação