Pesquisar

Vaticano divulga detalhes das Exéquias do Papa Francisco

O Vaticano anunciou nesta terça-feira, 22, os detalhes das Exéquias do Papa Francisco, seguindo as orientações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano. Francisco faleceu na segunda-feira, 21, aos 88 anos, após 12 anos de pontificado.

De acordo com o Vaticano, na quarta-feira, 23 de abril, às 9h (Horário de Roma), o corpo do Papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro, de acordo com o que está disposto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, após o momento de oração, presidido pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos e sairá pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando na Basílica Vaticana pela porta central. No altar da Confissão, o Cardeal Camerlengo presidirá a Liturgia da Palavra, no final da qual terão início as visitas ao corpo do Papa Francisco.

Missa das Exéquias e sepultamento
No sábado, 26 de abril, às 10h (Horário de Roma), primeiro dia do Novendiali (Novenário), será celebrada a Missa das Exéquias no pátio da Basílica de São Pedro. A liturgia fúnebre será presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, serão realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, que marcam o fim das Exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado para a Basílica de São Pedro e de lá para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizado o sepultamento, de acordo com o que foi pedido em seu testamento.

Falecimento do Papa Francisco
O Papa Francisco faleceu na manhã de segunda-feira, 21 de abril, às 7h35, de acordo com o divulgado pelo Vaticano, após sofrer um AVC, seguido de coma e parada cardiorrespiratória irreversível, em seu apartamento na Casa Santa Marta.

A declaração de óbito foi assinada pelo professor Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano. O documento afirma que o Papa apresentava histórico de insuficiência respiratória aguda por pneumonia bilateral multimicrobiana, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo II.

O anúncio foi dado, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, pelo cardeal Farrell, camerlengo da Santa Romana Igreja, com as seguintes palavras:

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Rito de constatação da morte e deposição do corpo
O rito de constatação da morte e a deposição do corpo do Papa Francisco no caixão ocorreu na noite da segunda-feira, 21, às 20h (Horário de Roma), na capela do andar térreo da Casa Santa Marta, durante o qual foi realizada a leitura do atestado de óbito. O ato foi validado pelo cardeal Farrell, camerlengo.

Foram colocados os selos no apartamento pontifício do terceiro andar do Palácio Apostólico e, também, no apartamento do segundo andar da Casa Santa Marta.

Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação, com informações do Vatican News

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2025
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?