Em continuidade à visita aos projetos sociais das Scalabrinianas, na África, Ir. Janete Ferreira se encontra em Moçambique: Ressano Garcia e Maputo. Ir. Janete é Membro do Conselho Diretivo da Fundação Scalabriniana e conselheira geral pelo apostolado.
Na oportunidade desta visita, no dia de ontem, segunda-feira, 24, aconteceu o encontro entre as Irmãs Scalabrinianas das comunidades de Moçambique e África do Sul, para abordar assuntos de interesse da Fundação e da missão apostólica.
O primeiro tema em estudo foi a criação e finalidade da Fundação Scalabriniana. O tema trouxe muitos esclarecimentos para o grupo, retomando elementos importantes em todos os processos que envolvem a Fundação. Da missão das Scalabrinianas na África, o Bienvenu Shelter, da África do Sul e o Centro Scalabrini, de Moçambique, são as duas obras que estão ligadas à Fundação.
Dando continuidade aos temas de reflexão do encontro, as Scalabrinianas abordaram o tema do V Seminário Congregacional da Pastoral dos Migrantes e Refugiados. Este seminário irá acontecer de 5 a 8 de março de 2024, em Bogotá/Colômbia.
O V Seminário Congregacional quer ser resultado de um processo participativo, construído pelas Scalabrinianas, tendo como foco a realidade migratória e a atuação da congregação junto aos migrantes e refugiados. É desta forma que as Scalabrinianas acreditam que podem responder com maior eficiência e eficácia à realidade migratória que o mundo apresenta.
Outras reflexões fizeram parte da pauta do encontro, dando destaque ao Movimento dos Leigos Scalabrinianos como partilha e atualização do mesmo na Congregação. Ir. Janete partilhou a assembleia eletiva do movimento que irá acontecer em dezembro deste ano. Ainda, trouxe para a pauta de reflexão, as Diretrizes Gerais da Missão Apostólica e sua estrutura no documento que foi construído. Ir. Janete motivou as Irmãs para o estudo do documento, a fim de que o mesmo seja um instrumento orientativo na missão Scalabriniana.
Desta forma, o encontro foi uma oportunidade para as Scalabrinianas destes países esclarecerem dúvidas sobre a atuação e missão das mesmas na Congregação.
Pelas Irmãs Marivane Chiesa e Marizete Garbin, com a colaboração da Equipe de Comunicação