Pesquisar

Papa Francisco envia carta a migrantes acolhidos no Panamá após cruzarem o Darién

Mais de 520 mil migrantes cruzaram o Darién em 2023

O Papa Francisco enviou nesta quinta-feira, 21, uma carta a um grupo de migrantes alojados na Estação de Acolhimento Temporário para Migração (ETRM), em Lajas Blancas, no Panamá. O centro acolhe os migrantes que cruzam a floresta de Darién, na fronteira entre Colômbia e Panamá, por onde já passaram mais de 89 mil migrantes desde o início de 2024.

Francisco iniciou destacando sua proximidade com os migrantes, recordando que ele próprio é, também, filho de migrantes, que “partiram em busca de um futuro melhor”. Ele agradeceu, ainda, aos bispos e agentes pastorais que fazem presença junto aos migrantes. “São o rosto de uma Igreja mãe que marcha com seus filhos e filhas”, oferecendo “alívio e esperança na Via Sacra das migrações”, escreveu.

“Obrigado por vos envolverdes com os nossos irmãos e irmãs migrantes que representam a carne sofredora de Cristo, quando são forçados a abandonar a sua terra, a enfrentar os riscos e as tribulações de um caminho difícil, a não encontrar outra saída”, afirmou Francisco, se dirigindo aos membros da Igreja que assistem aos migrantes.

Mais de 520 mil migrantes cruzaram o Darién em 2023, onde, além dos perigos naturais, há o risco imposto pela presença de gangues criminosas que os roubam ou exigem dinheiro, além de usarem de violência, especialmente contra as mulheres. Desde o início de 2024, pelo menos 19 migrantes morreram ou desapareceram na selva, segundo o projeto Missing Migrants, da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Na carta o Papa convidou, ainda, a não ter “medo de olhar nos olhos dos outros, porque eles não são um descarte, mas também fazem parte da família humana e da família dos filhos de Deus”, agradecendo novamente pela presença da Igreja junto aos migrantes que cruzaram a selva.

Desde o início de 2024, pelo menos 89.351 migrantes cruzaram a selva de Darién, sendo 36.001 em janeiro, 37.166 em fevereiro e 16.184 nos primeiros 14 dias de março, segundo o Serviço Nacional de Migração do Panamá. De acordo com o governo panamenho, a maior parte dos migrantes são da Venezuela, Haiti, China, Equador e Colômbia.

Em 2023, um total de 520.085 migrantes entraram no Panamá através do Darién a caminho dos Estados Unidos, de acordo com estatísticas do Serviço Nacional de Migração. No ano passado, pelo menos 48 migrantes morreram ou desapareceram na selva, segundo a OIM.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
novembro 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados