Entre os dias 23 e 25 de agosto, a Pastoral dos Migrantes da Diocese de Roraima realizou um importante encontro no interior do estado, reunindo lideranças de diversas localidades, como Rorainópolis, Nova Colina, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe. O evento contou com a participação de lideranças locais, Padres e das Irmãs das áreas, além de representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o professor Joel Valerio, presidente do Instituto CONVIVA.
Durante o encontro, foram discutidos os objetivos fundamentais da Pastoral dos Migrantes: estar presente junto aos migrantes e sensibilizar a sociedade para as suas necessidades. “A importância dessa viagem vai além das visitas. Escutamos diversas famílias, ouvimos suas vulnerabilidades e necessidades urgentes, principalmente em áreas de saúde e regularização migratória”, destacou Irmã Terezinha Santin, Coordenadora da Pastoral dos Migrantes.
As rodas de conversa e as visitas às famílias migrantes foram essenciais para identificar problemas recorrentes, como falta de proteção, dificuldades de acesso à saúde e barreiras para regularizar a documentação. A partir desse levantamento, foi traçada uma agenda de atendimentos para os meses de setembro e outubro, visando proporcionar suporte nessas áreas críticas.
O encontro foi uma oportunidade de fortalecer a rede de apoio às comunidades migrantes e destacar o compromisso da Pastoral com a dignidade e os direitos dessas pessoas. A Pastoral agradece a colaboração dos agentes de pastorais que ajudam desde os diferentes municípios do interior na área da regularização migratória. Também agradecemos as irmãs e os padres desses municípios que são atentos à defesa da vida.
Por Libia López, da Assessoria SPM, com a Equipe de Comunicação