O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou as 60 propostas priorizadas durante a 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR), que aconteceu de 8 a 10 de novembro em Brasília/DF. Em breve, será divulgado o Caderno Final da Conferência, com a relatoria completa das atividades realizadas ao longo dos três dias de evento.
A 2ª COMIGRAR contou com a participação de lideranças migrantes, representantes de ministérios, estados, municípios, organizações internacionais e da sociedade civil. As discussões aconteceram em torno das 180 propostas apresentadas no Caderno de Propostas.
Durante a Plenária Final da 2ª COMIGRAR, foram priorizadas 60 propostas, que passaram por processos de discussão, com possibilidade de inclusão de emendas aditivas, supressivas e substitutivas. Foram escolhidas dez propostas de cada um dos seis eixos temáticos do debate: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; enfrentamento a violações de direitos; governança e participação social; regularização migratória e documental; e interculturalidade e diversidades.
Confira as 60 propostas priorizadas durante a 2ª COMIGRAR
Da Equipe de Comunicação, com informações do MJSP