Desde o início do ano, quase 32.000 migrantes já atravessaram o Canal da Mancha de barco
De acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido, mais de 1.100 migrantes cruzaram o Canal da Mancha de barco em um único dia, pela segunda vez no mês de setembro. De acordo com o Ministério, 21 barcos que levavam 1.150 migrantes foram interceptados na quinta-feira, 22.
De acordo com o governo britânico, pelo menos 31.699 pessoas fizeram a travessia desde o início de 2022. Na semana passada, o número de pessoas que cruzaram o Canal da Mancha este ano superou o total de 2021, que foi de 28.526 migrantes interceptados.
Apenas em setembro, pelo menos 6.625 migrantes já fizeram a viagem. No dia 4 de setembro, 1.160 migrantes chegaram ao Reino Unido em pequenas embarcações pelo Canal da Mancha. O maior número de chegadas em um único dia foi atingido em 22 de agosto, quando 1.295 pessoas atravessaram o Canal.
No dia 14 de abril, a então secretária do Interior, Priti Patel, assinou um acordo com Ruanda, sob o qual o país da África Oriental receberia migrantes considerados pelo Reino Unido como ilegais, enquanto estes aguardariam as tramitações de seus processos de asilo.
O primeiro voo de deportação, previsto para decolar em 14 de junho, foi impedido em meio a impasses legais, após diversas denúncias e processos judiciais movido por ONGs e Sindicatos contra o Ministério do Interior britânico.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual