No dia 18 de novembro, aconteceu o encontro com os agentes da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja. O objetivo do encontro foi fazer a avaliação das ações realizadas no ano de 2023, estiveram presentes migrantes acolhidos e que são agentes da pastoral dos migrantes e voluntários.
No início, cada participante se expressou dizendo o que trazia para celebrar. Foi um momento de muita riqueza onde cada um socializou o que faz viva no dia a dia a missão, como no convite de Papa Francisco: “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar.” Cfe a carta da VII Jornada Mundial dos Pobres. No centro do círculo esteve a árvore com as raízes da nossa história, no tronco a missão e nas folhas as ações de acolher, proteger, promover e integrar migrantes e refugiados.
Nosso olhar percorreu as 24 ações da pastoral, fazendo os destaques do resultado de cada uma. Um dos destaques foi a I Festa dos povos, momento artístico e cultural, em que aproximou os migrantes da comunidade, deu visibilidade aos saberes, a integração com outras culturas, ocupar o espaço da universidade Estadual e oportunidade de empregabilidade. A manifestação de cada participante trouxe a missão viva as riquezas e desafios da travessia e chegadas dos migrantes.
O Plano de Ação 2023 foi avaliado e percebemos que em 95% as ações foram realizadas e com isso nos mantém vivos e vivas na Missão. Foram apresentadas as prioridades da XI Assembleia Nacional do SPM Nacional, que se realizam nos serviços de Formação, Incidência e Articulação. Eimily nos apresentou a devoção deste dia da Virgem dela Chiquimquira na Venezuela.
No final, com o gesto da benção, renovamos o compromisso de seguir na missão com o olhar de compaixão e amorosidade com cada irmão e irmã que chegam para o acolhimento. Nesta avaliação contamos com a assessoria de Conceição Almeida – Vice-Presidente da Caritas Arquidiocesana.
Por Ir. Idalina Pellegrini, com a colaboração da Equipe de Comunicação