Pesquisar

Canonização de São Scalabrini completa um ano; relembre

Canonização de São Scalabrini reuniu Irmãs, Padres, leigos e leigas de todo o mundo em Roma

Nesta segunda-feira, 9, celebramos o 1º ano da canonização de São João Batista Scalabrini, nosso fundador. A notícia da Canonização veio durante as celebrações do Ano Scalabriniano, que comemorava os 25 anos da beatificação de São Scalabrini, em 09 de novembro de 1997.

No dia 09 de outubro de 2022, Irmãs, Padres, leigos e leigas de todo o mundo se reuniram em Roma, Itália, para a Missa de Canonização de São Scalabrini. No dia seguinte, 10 de outubro, o Papa Francisco realizou uma Audiência com os peregrinos da Canonização, na Sala Paulo VI.

“Scalabrini olhava mais adiante, para um mundo sem fronteiras, sem barreiras”
Durante a homilia da Missa de Canonização, o Papa Francisco afirmou ser criminosa a forma como os migrantes e refugiados são recebidos de portas fechadas e explorados como escravos. “É escandalosa a exclusão dos migrantes”, disse o Pontífice, que destacou, também, a situação dos migrantes que cruzam o Mar Mediterrâneo aos milhares.

Francisco destacou que Scalabrini pedia para, ver não apenas os problemas que vêm com as migrações, mas enxergá-las como um desígnio da Providência. “Precisamente por causa da migração forçada pelas perseguições, ele disse, a Igreja superou as fronteiras de Jerusalém e de Israel e tornou-se católica; graças às migrações de hoje, a Igreja será instrumento de paz e comunhão entre os povos.”, disse ele, citando uma fala de Scalabrini do ano de 1899.

O Papa ainda lembrou a migração dos ucranianos em fuga da guerra “que nos faz sofrer muito, e chega ao coração”, ressaltando que “Scalabrini olhava mais adiante, para um mundo sem fronteiras, sem barreiras”.

Que a santidade de João Batista Scalabrini “nos contagie”
Na Audiência com os peregrinos da Canonização de São Scalabrini, o Papa Francisco destacou a diversidade de culturas dos presentes e ressaltou o quanto essa “bela mistura” representa “bem a amplidão da obra de Scalabrini e a abertura de seu coração.”

Francisco destacou o cuidado pastoral de São Scalabrini com os migrantes, em especial sua preocupação em assegurar-lhes assistência material e espiritual. “Hoje cada batizado é chamado a refletir o olhar de Deus rumo aos irmãos e às irmãs migrantes e refugiados. E são tantos. A deixar que seu olhar alargue o nosso, rumo ao encontro com a humanidade em caminho, por meio de uma proximidade concreta, segundo exemplo de Scalabrini”, ressaltou ele, que exortou os missionários e missionárias Scalabrinianos a sempre se deixarem inspirar pelo carisma do fundador.

“Que a santidade de João Batista Scalabrini “nos contagie” o desejo de sermos santos, cada um de forma original e única, como nos fez e nos quer a fantasia infinita de Deus. Que a sua intercessão nos dê a alegria e a esperança de caminharmos juntos em direção à nova Jerusalém, que é uma sinfonia de rostos e povos, em direção ao Reino da justiça, fraternidade e paz”, concluiu o Pontífice.

Assista novamente a Missa de Canonização de Scalabrini:

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
maio 2024
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]