O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Centro de Atendimento ao Migrante – CAM se unem em um projeto impactante de inclusão e acolhida: o curso presencial “Português como Língua de Acolhimento para (I)Migrantes e Refugiados”. A iniciativa tem como objetivo a integração à comunidade caxiense e está com inscrições abertas e totalmente gratuitas neste link: http://bit.ly/46Ba1Jw. O curso tem duração prevista de 3 meses, com aulas duas vezes por semana, a partir de 23 de outubro.
“Em tempos de crescentes deslocamentos globais, muitas pessoas encontram em Caxias do Sul um refúgio e um novo começo. Dominar a língua torna-se então uma ferramenta vital. Este curso, além de fornecer competências linguísticas, é uma porta aberta para a rica tapeçaria cultural da cidade e do Brasil, promovendo o sentimento de pertença e contribuição ativa à comunidade”, destaca Adriano Pistorelo, coordenador de Responsabilidade Social no CAM.
De acordo com o coordenador, “esta iniciativa destaca a importância da inclusão e da construção coletiva de uma sociedade mais unida. É uma história que ressoa, demonstrando o compromisso de Caxias do Sul com os valores de acolhimento e solidariedade. Evidencia a capacidade da cidade de olhar além das fronteiras, reforçando seu papel como polo acolhedor e progressista no cenário nacional”, conclui.
Detalhes do Curso
Modalidade: Presencial.
Início das Inscrições: 4 de outubro de 2023.
Término das Inscrições: 13 de outubro de 2023.
Início das Aulas: 23 de outubro de 2023.
Duração: 3 meses.
Dias de aulas: 2 encontros semanais
Horário: Das 13h30 às 16h30
Local: Sede do CAM, Rua Professor Marcos Martini, 1600, CEP 95032-500.
Link para inscrição: http://bit.ly/46Ba1Jw
Ao concluir o curso, os participantes receberão um certificado de proficiência, uma ferramenta valiosa para aqueles em processo de naturalização brasileira.
Da Equipe de Comunicação, com AESC