Pesquisar

“Deus caminha com o seu povo”: a Mensagem do Papa Francisco para o 110º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira, 03, a Mensagem do Papa Francisco para o 110º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado em 29 de setembro, com o tema “Deus caminha com o seu povo”.

Em seu texto, Francisco recorda a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que aprofundou “a sinodalidade vista como vocação originária da Igreja”. Ele destaca que “a ênfase posta na sua dimensão sinodal permite à Igreja descobrir a sua natureza itinerante de povo de Deus em caminho na história” e recorda a narração bíblica do êxodo, “uma longa viagem da escravidão para a liberdade, que prefigura a da Igreja rumo ao encontro final com o Senhor.”

O texto ressalta que é possível ver nos migrantes, não penas do nosso tempo, mas de todas as épocas, uma “imagem viva do povo de Deus em caminho rumo à Pátria eterna”. O pontífice destaca que, assim como o povo de Israel na narração do êxodo, os migrantes frequentemente fogem de situações de opressão, abuso, insegurança, discriminação, de falta de perspectivas de progresso. “Como os hebreus no deserto, os migrantes encontram muitos obstáculos no seu caminho”, afirma Francisco, pontuando que são provados pela fome e sede, pela exaustão e sentem-se tentados pelo desespero.

Francisco lembra que a realidade fundamental do êxodo é que “Deus precede e acompanha o caminho do seu povo, dos seus filhos de todo o tempo e lugar”. Ele destaca que muitos migrantes experimentam Deus companheiro de viagem, se confiando a Ele antes de partir e a Ele recorrendo em situações de necessidade. “Graças a Ele, há bons samaritanos ao longo da estrada. Na oração, confiam a Ele as suas esperanças. Quantas bíblias, evangelhos, livros de orações e terços acompanham os migrantes nas suas viagens através dos desertos, rios e mares e das fronteiras de cada continente!”, afirma.

“Deus caminha não só com o seu povo, mas também no seu povo, enquanto Se identifica com os homens e as mulheres que caminham na história – particularmente com os últimos, os pobres, os marginalizados –, prolongando de certo modo o mistério da Encarnação”, sublinha o Papa, que afirma que o encontro com o migrante é, também, o encontro com Cristo.

Acesse a Mensagem do Papa Francisco para o 110º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2024 em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/migration/documents/20240524-world-migrants-day-2024.html

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
julho 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]