Na sexta-feira, 13, foi inaugurada em Boa Vista, Roraima, a Casa da Caridade “Papa Francisco”. A obra teve intervenção direta do Papa, que possibilitou o restauro do antigo mosteiro das Monjas beneditinas, que agora será utilizado como centro das obras sociais e caritativas da Igreja católica de Roraima.
Seguindo a missão da Igreja de ser Casa acolhedora para todos os filhos de Deus, o objetivo principal do espaço é o trabalho orgânico e sinodal de todas as pastorais, movimentos e serviços que trabalham oferecendo assistência aos mais pobres e vulneráveis na Diocese de Roraima, entre eles a Missão Scalabriniana e a Pastoral dos Migrantes.
“Queremos que essa Casa nos ajude sempre mais a sermos Igreja missionária na história e no território em que ela se encontra; uma igreja capaz de acolher, proteger, promover e integrar sempre mais o bem presente no mundo, na história e no coração de cada ser humano desprezado e marginalizado como um sinal da continuação da missão de Cristo Salvador e Libertador”, escreveu Padre Lúcio Nicoletto, vigário geral da Diocese de Roraima.
Entre os objetivos da Casa da Caridade está, ainda, oferecer um caminho pedagógico para toda a igreja diocesana para que toda a comunidade encontre na opção preferencial pelos pobres a realização de seu compromisso batismal, tornando-se, também, uma catequese a partir do serviço direto aos pobres e vulneráveis.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação, com informações de Padre Lúcio Nicoletto via Vatican News