O Fórum Permanente de Mobilidade Humana do Rio Grande do Sul e o COMIRAT/RS (Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas) publicaram uma carta conjunta, na qual prestam solidariedade ao povo palestino vítima do conflito entre Hamas e Israel, que já causou mais de 10 mil mortes.
Na carta, as entidades destacam que, atualmente, existem mais de 6 milhões de refugiados palestinos em todo o mundo, “um dos quadros de refúgio dos mais graves, que conta com uma Agência das Nações Unidas específica”. Além desses, mais de 1,4 milhão de palestinos já foram deslocados dentro da Faixa de Gaza desde o início do conflito atual, em 7 de outubro.
“O COMIRAT/RS e o Fórum Permanente de Mobilidade Humana do RS manifestam sua solidariedade com todas as vítimas desta guerra, muito especialmente civis”, afirma o documento, que pede, ainda, que o governo brasileiro continue com os esforços “para que brasileiros e parentes diretos palestinos, impedidos de sair da Faixa de Gaza, possam retornar com segurança ao Brasil.”
Leia a carta na íntegra.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação