Neste tempo de graça, em que a esperança renasce e a missão se renova, nós, Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, nos unimos em ação de graças pelo testemunho do Santo Padre, Papa Francisco. Seu olhar compassivo, suas palavras proféticas e seu compromisso com os migrantes e refugiados têm sido fonte de encorajamento e consolo em nossa caminhada vocacional.
Com o coração agradecido, reconhecemos os gestos e ensinamentos do Papa que fortalecem nosso carisma e missão. Em cada palavra sua, sentimos o sopro do Espírito que nos impulsiona a seguir com mais fé, alegria e coragem. Por isso, destacamos sete, de tantos motivos que nos levam a bendizer a Deus por sua vida e ministério:
- Promoveu o carisma scalabriniano: O Papa valorizou e promoveu o nosso carisma de serviço aos migrantes e refugiados, reafirmando sua atualidade e urgência no mundo de hoje. Lampedusa/IT foi a primeira de suas inúmeras visitas pelo mundo, aos migrantes e refugiados.
- Apoiou à missão scalabriniana junto aos migrantes e refugiados: Ao colocar a causa migratória no centro da missão da Igreja, o Papa fortaleceu a nossa presença junto aos mais vulneráveis: acolher, proteger, promover e integrar, no testemunho profético diante do sofrimento dos migrantes.
- Canonização de São João Batista Scalabrini: A elevação de nosso fundador à honra dos altares foi um gesto de amor e justiça, que reacendeu em nós o zelo missionário e a fidelidade ao projeto de Deus. Assim o Papa Francisco se expressou: “Vos exorto a deixar-vos sempre inspirar pelo vosso Santo Fundador, pai dos migrantes, de todos os migrantes. Que seu carisma renove em vocês a alegria de estar com os migrantes, de estar ao serviço deles, e de fazê-lo com fé, animados pelo Espírito Santo, na convicção de que em cada um deles encontramos o Senhor Jesus.”
- Beatificação de Madre Assunta: O processo diocesano para a causa de beatificação de madre Assunta Marchetti teve sua conclusão em 25 de outubro de 1991, em São Paulo, e foi introduzido em Roma junto à Congregação para as Causas dos Santos. O Papa Francisco assim falou de Madre Assunta: “Marchetti foi uma madre exemplar, que trabalhou a serviço dos órfãos de imigrantes italianos. Ela via Jesus presente nos pobres, nos órfãos, nos doentes, nos imigrantes”.
- Reconheceu o Venerável Pe. José Marchetti e sua inspiração para a juventude: Ao proclamar as virtudes heroicas do Pe. José Marchetti, o Papa Francisco não apenas o reconheceu como Venerável, mas também iluminou o caminho da Igreja em saída com o testemunho de um jovem sacerdote apaixonado por Deus e pelos migrantes. Esse reconhecimento reacendeu em nós a chama da identidade itinerante e nos impulsiona, hoje, a caminhar com entusiasmo e coragem, especialmente ao lado das juventudes, convidando-as a beber da fonte de um projeto generoso, missionário e comprometido com os mais vulneráveis.
- Encorajou à Vida Religiosa Missionária: Suas palavras e gestos foram constante estímulo à nossa consagração e ao envio às periferias humanas e existenciais: “Eu as encorajo a colocarem sempre mais o próprio carisma a serviço da Igreja” (Papa Francisco – audiência 13/11/2019, por ocasião do XIV Capítulo Geral).
- Valorização do protagonismo feminino na Igreja: A atenção do Papa à participação das mulheres na vida e missão da Igreja confirmou e fortaleceu nossa presença ativa nos espaços eclesiais e sociais.
Diante de tantos sinais de carinho e comunhão, rendemos graças a Deus pelo dom da vida e ministério do Papa Francisco, e o asseguramos em nossas orações, para que continue sendo sinal da ternura de Deus para toda a humanidade, especialmente junto aos migrantes e refugiados, bem como fonte de inspiração e confirmação do caminho que trilhamos neste mundo.
Com gratidão e esperança,
Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas