Em reunião realizada na quinta-feira, 6, na reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, a Diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Irmã Celsa Zucco, o Captador de recursos, Lucas Battisti, e o advogado da instituição, Adriano Pistorelo, se reuniram para discutir ações conjuntas em prol da promoção da acolhida e integração de pessoas que atravessaram mares e fronteiras em busca de esperança.
Um dos temas abordados na reunião foi a união de forças para viabilizar aulas de português como língua de acolhimento, a fim de facilitar a comunicação e integração de imigrantes e refugiados na sociedade brasileira. Além disso, foi discutida a possibilidade de ampliação dos núcleos de aplicação de provas, visando atender um número maior de pessoas que buscam validar seus estudos ou qualificações profissionais.
Entre os encaminhamentos da reunião, destacam-se a parceria entre as instituições para elaboração de projetos institucionais que promovam a inclusão e acolhida de pessoas em situação de vulnerabilidade, reforçando o compromisso social do IFRS e seus parceiros na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Por Adriano Pistorelo, da Equipe de Comunicação Virtual