Pesquisar

Igreja celebra Festa de São João Batista Scalabrini

Por sua ação pastoral, São Scalabrini é conhecido mundialmente como Pai dos Migrantes

Nesta quinta-feira, 1º de junho, celebramos a festa de São João Batista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas!

Poucos meses após a canonização de São João Batista Scalabrini, temos a alegria de celebrar sua Festa, em unidade com toda a Família Scalabriniana. “As lembranças do dia 09 de outubro de 2022 são como a sarça que arde e não se consome”, escreveu Irmã Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral das Scalabrinianas em sua Mensagem pela Festa de São Scalabrini.

Vida e obras

São João Batista Scalabrini nasceu em Fino Mornasco, uma vila na província de Como, na Itália, em 8 de julho de 1839. O terceiro de oito filhos, entrou no Seminário Diocesano após a escola primária e foi ordenado sacerdote em 1863.

Após sua ordenação sacerdotal, expressou o desejo de participar do Pontifício Instituto para Missões Estrangeiras (PIME), mas o bispo o orientou a se tornar professor. Mais tarde, Scalabrini se tornou reitor do seminário menor.

Aos 36 anos, em 13 de dezembro de 1875, o Papa Pio IX o nomeou Bispo de Piacenza. São Scalabrini se dedicou à formação dos sacerdotes e jovens seminaristas, fundou as Escolas de Doutrina Cristã e iniciou a primeira Revista Catequética Italiana, publicou o Catecismo Católico e em 1889 celebrou o Primeiro Congresso Catequético Nacional em Piacenza (o primeiro do gênero na história da Igreja). Por tudo isto, Pio IX o definiu como “Apóstolo do Catecismo”.

Em sua ampla atividade pastoral, São Scalabrini criou o Instituto para Surdos-Mudos, confiado em 1874 às Filhas de Santa Ana, e prestou assistência religiosa, social e sindical aos migrantes sazonais que trabalhavam no cultivo de arroz.

Ao fim do século XIX, vendo milhares de seus fiéis emigrarem para as Américas, São Scalabrini se comoveu de sua situação e buscou uma forma institucional de ajudá-los.

Fundação das Congregações

Assim, em 28 de novembro de 1887, fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeo, para servir aos migrantes. Dois anos mais tarde, em 1889, criou a Associação de Leigos São Rafael, com o objetivo de defender e prestar assistência aos migrantes nos portos de embarque e desembarque.

Para complementar sua obra, São Scalabrini fundou em 25 de outubro de 1895 a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, cujas quatro primeiras missionárias partiram para o Brasil, para servir os órfãos filhos de imigrantes. “A obra dos Missionários seria incompleta, especialmente na América do Sul, sem a ajuda das Irmãs”, dizia ele.

Em 1901, São Scalabrini visitou os Missionários e migrantes nos Estados Unidos e, em 1904, no Brasil. Após retornar de sua última viagem, adoeceu e morreu em 1º de junho de 1905.

Foi beatificado em 9 de novembro de 1997 pelo Papa João Paulo II e, desde então, ficou mundialmente conhecido como “Pai dos Migrantes”.

Em 9 de outubro de 2022, foi canonizado pelo Papa Francisco, em meio às celebrações do Ano Scalabriniano, que celebrava os 25 anos de sua beatificação.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]