Pesquisar

Irmã Scalabriniana recebeu homenagem na Câmara Municipal de Bento Gonçalves/RS pelos serviços prestados na área da educação

A Irmã Scalabriniana Isaura Paviani, Diretora do Colégio ESI Medianeira, de Bento Gonçalves/RS, recebeu no dia 12 de julho uma homenagem na Câmara Municipal da cidade na forma da Medalha Mérito Educacional “Professor Júlio Lorenzoni” pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Bento Gonçalves, especialmente na área educacional.

Ir. Isaura destacou o “compromisso com uma educação integral e constantemente renovada, educação alicerçada nos princípios cristãos Scalabrinianos onde a identidade é expressa através de valores da acolhida, solidariedade, esperança, humanização, comunhão com a diversidade, cuidado com o planeta, valores estes, que perpassam todo o fazer administrativo e pedagógico.”

Discurso da Irmã Isaura

Ilmo. Sr. Presidente da câmara de vereadores, estimado vereador Rafael Fantim, a quem devo agradecer de maneira especial, ao Irmo Bispo emérito Alessandro Rufononi, demais autoridades já nominadas, associação de pais e mestres, irmãs, coordenadores, professores, funcionários e alunos do colégio Scalabriniano Medianeira, familiares e amigos.

Este momento se reveste de duplo sentido: gratidão e compromisso.
Gratidão, a todos os membros da Câmara de Vereadores na pessoa de Rafael Fantin,
Gratidão às pessoas que partilham comigo na Gestão do Colégio Scalabriniano Medianeira, irmãs, coordenadores, professores e alunos,
Gratidão aos meus queridos pais, nossos pais, familiares pelo legado, valores sólidos, a nós deixado.

Compromisso com uma educação integral e constantemente renovada, educação alicerçada nos princípios cristãos Scalabrinianos onde a identidade é expressa através de valores da acolhida, solidariedade, esperança, humanização, comunhão com a diversidade, cuidado com o planeta, valores estes, que perpassam todo o fazer administrativo e pedagógico.

A Educação integral acontece quando a aprendizagem não se detém apenas para formar homens cultos, mas sábios, educado consigo mesmo, com os outros, com o transcendente e com o planeta. No dizer do Papa Francisco “demos ao mundo a esperança de que necessita.”

Como mulher, profissional e religiosa tenho como meta ser presença de testemunho na construção do Reino de Deus que se traduz em atos concretos na resolução de problemas, como a fome, as migrações e a corrupção segundo cada época como proclamava São João Batista Scalabrini, nosso fundador, em 1889 “para tempos novos, técnicas novas, para chagas novas, remédios novos, para novas artes de guerra, sistemas novos de defesa.”

A educação foi sempre o grande segredo que tentei desvendar e acompanhar ao longo dos 40 anos na gestão de escolas.

É uma profissão, sem dúvida é a grande missão da sociedade civil que deseja crescer e focar nas pessoas para transformar a sociedade em homens dignos e coerentes com o desenvolvimento cultural, social, religioso, econômico e político.

Segundo G. K. Chesterton “A educação é a alma de uma sociedade a passar de uma geração para a outra”. E por alma compreendemos a essência onde se concebe conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, espiritualidade e o protagonismo da pessoa humana.

Passamos por 3 períodos de Mudanças de Legislação de Ensino onde princípios, diretrizes, e estratégias exigiram matrizes curriculares diversas. Tempos focaram em cursos técnicos, outros acentuaram na formação geral básica e atualmente, também, em itinerários decorrentes do mundo do trabalho e do projeto de vida.

Nós, brasileiros, precisamos tornar a educação prioridade, um princípio básico para o desenvolvimento. Mandela em tempos remotos, já afirmava que a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.

Passando por muitos países contatamos, em alguns deles, que foi a educação que reergueu o país após guerra. Hoje temos países em franco desenvolvimento porque acreditam na educação. Evidenciamos ainda, que se mantem presente em nossos dias que a educação não é investimento, é gasto. Sua falta custará e já está custando muito para todos nós. Esta é uma cultura que precisa ser desfeita.

Reafirmamos segundo o Papa Francisco “A escola não se reduz aos seus limites e tempos. Ela os ultrapassa, apontando para a realidade circundante e para o mundo, oferecendo uma proposta educativa vitalícia”.

Agradeço a esta comunidade bentogonçalvense que pela 3 vez, aqui resido, a pedido de pais, onde juntos compartilhamos a missão da educação/ na formação acadêmica tendo em vista a construção desta sociedade aberta as mudanças hodiernas.

Da Equipe de Comunicação, com a colaboração da Irmã Isaura Paviani

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
outubro 2024
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados