A Ir. Neide Lamperti, Missionária Scalabriniana e Coordenadora do Departamento de Migrantes, Refugiados e Tráfico Humano da SACBC (Conferência Episcopal Católica da África Austral), publicou um artigo na revista Worldwide no qual fala sobre o compromisso do Departamento e da SACBC na erradicação da apatridia. A Worldwide é uma revista missionária sul-africana publicada bimestralmente, que busca oferecer insights para o crescimento pessoal e espiritual
No texto, Ir. Neide destaca que o princípio fundamental que orienta a missão da Igreja na África Austral diante da migração forçada, apatridia e exclusão é o de que “nenhum ser humano é ilegal”. Ela ressalta que, inspirada no Evangelho e na Doutrina Social da Igreja, a SACBC “reafirma que cada pessoa é criada à imagem e semelhança de Deus”, entendimento esse que orienta seu trabalho de acolher, proteger, promover e integrar os mais vulneráveis.
Ir. Neide ressalta que, com base nesses princípios, a SACBC desenvolveu várias iniciativas e estratégias para combater a apatridia, denunciando sistemas excludentes, criando espaços de acolhimento e oferecendo apoio pastoral e jurídico.
Entre as iniciativas da SACBC, está a facilitação de encontros de líderes multirreligiosos e sociais, organizados pelas dioceses e pelo Departamento de Migrantes, Refugiados e Tráfico Humano, visando mobilizar líderes em posições estratégicas para discutir, refletir, agir e promover o diálogo inter-religioso, fortalecendo a solidariedade e articulando respostas conjuntas concretas à apatridia.
O texto destaca, ainda, iniciativas de registro de migrantes sem documentos, de forma a dar acesso a documentação e prevenir violações de direitos humanos. Além disso, Ir. Neide sublinha a realização de workshops, visitas e encontros com líderes locais em regiões de fronteira entre a África do Sul e o Lesoto, Eswatini, Moçambique e Zimbábue.
Confira o texto completo
Do Serviço de Comunicação, com informações da revista Worldwide