Pesquisar

Itália interdita navio de resgate de migrantes no Mediterrâneo

Mais de 2 mil migrantes já morreram ou desapareceram no Mediterrâneo em 2023

Segundo a ONG Sea-Watch, seu navio Aurora, usado para o resgate de migrantes em perigo no Mar Mediterrâneo, foi interditado por autoridades italianas nesta segunda-feira, 21, após um resgate de cerca de 37 horas.

De acordo com as informações divulgadas pela ONG, a interdição vale por 20 dias e aconteceu após o desembarque em Lampedusa de 72 pessoas resgatadas. Autoridades italianas haviam designado o porto de Trapani, a cerca de 280 quilômetros da posição do navio, como Porto Seguro para desembarque.

“Apesar de mais de 24 horas no mar e um sol implacável aumentando a temperatura a bordo para mais de 46 graus, no sábado, 19 de agosto, as autoridades italianas ainda insistiam em Trapani como o POS designado”, disse a Sea-Watch em nota. Segundo a ONG, as pessoas a bordo correram sério risco de desidratação e uma pessoa foi encontrada inconsciente.

Devido ao esgotamento do estoque de água potável e à falta de combustível para seguir até o porto de Trapani, a tripulação do Aurora decidiu ir até Lampedusa, para que pudesse ser garantida a segurança dos migrantes resgatados.

De acordo com a ONG, autoridades italianas sugeriram que o navio buscasse um porto na Tunísia quando foram informados de que o porto designado era impossível de alcançar. “A Tunísia não é um país de origem seguro nem um porto seguro, conforme indicado minuciosamente pela Human Rights Watch. Dessa forma, em vez de assumir sua responsabilidade legal, o Estado italiano tentou ativamente desviar-se de seus deveres”, afirmou em nota.

De acordo com a Frontex, a agência da União Europeia para controle de fronteiras, as travessias de migrantes no Mar Mediterrâneo aumentaram 115% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Sendo a rota mais ativa para a UE, 89.047 migrantes cruzaram a rota até julho.

Segundo o projeto Missing Migrants da OIM (Organização Internacional para as Migrações), pelo menos 2.260 migrantes morreram ou desapareceram no Mediterrâneo desde janeiro de 2023, sendo a maioria (2.012) no Mediterrâneo Central.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]