Foto: Canva
Papa ressalta necessidade de orientar o uso da inteligência artificial de forma responsável, a serviço da humanidade
Nesta quarta-feira, 8, foi divulgado o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2024, celebrado em 1º de janeiro. “Inteligência Artificial e Paz” foi o tema escolhido por Francisco para a data. O anúncio foi feito por meio de um comunicado do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral através da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Com o tema, o Papa pede por um “diálogo aberto sobre o significado destas novas tecnologias”. O comunicado destaca os avanços notáveis no campo da inteligência artificial, que “estão tendo um impacto cada vez maior na atividade humana, na vida pessoal e social, na política e na economia.”
Francisco “lembra a necessidade de estar vigilante e trabalhar para que uma lógica de violência e discriminação não se enraíze na produção e no uso desses dispositivos, às custas dos mais frágeis e excluídos”, ressalta o texto.
A escolha do tema é acompanhada, ainda, de uma urgente necessidade de orientar os usos da inteligência artificial “de forma responsável, para que ela esteja a serviço da humanidade e da proteção da casa comum”.
Ainda, o Dicastério destaca a necessidade de proteger a dignidade humana e o cuidado de uma fraternidade que esteja aberta a toda a família humana como condições “indispensáveis para que o desenvolvimento tecnológico contribua para a promoção da justiça e da paz no mundo.”
Em 2023, o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz foi “Ninguém Pode Salvar-se Sozinho. Juntos, Recomecemos A Partir De Covid-19 Para Traçar Sendas De Paz”. Refletindo a pandemia de Covid-19, ele ressaltou a necessidade que temos uns dos outros e “que o nosso maior tesouro, ainda que o mais frágil, é a fraternidade humana, fundada na filiação divina comum, e que ninguém pode salvar-se sozinho.”
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação