Pesquisar

Papa pede diálogo aberto sobre inteligência artificial em tema do Dia Mundial da Paz de 2024

Foto: Canva

Papa ressalta necessidade de orientar o uso da inteligência artificial de forma responsável, a serviço da humanidade

Nesta quarta-feira, 8, foi divulgado o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2024, celebrado em 1º de janeiro. “Inteligência Artificial e Paz” foi o tema escolhido por Francisco para a data. O anúncio foi feito por meio de um comunicado do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral através da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Com o tema, o Papa pede por um “diálogo aberto sobre o significado destas novas tecnologias”. O comunicado destaca os avanços notáveis no campo da inteligência artificial, que “estão tendo um impacto cada vez maior na atividade humana, na vida pessoal e social, na política e na economia.”

Francisco “lembra a necessidade de estar vigilante e trabalhar para que uma lógica de violência e discriminação não se enraíze na produção e no uso desses dispositivos, às custas dos mais frágeis e excluídos”, ressalta o texto.

A escolha do tema é acompanhada, ainda, de uma urgente necessidade de orientar os usos da inteligência artificial “de forma responsável, para que ela esteja a serviço da humanidade e da proteção da casa comum”.

Ainda, o Dicastério destaca a necessidade de proteger a dignidade humana e o cuidado de uma fraternidade que esteja aberta a toda a família humana como condições “indispensáveis para que o desenvolvimento tecnológico contribua para a promoção da justiça e da paz no mundo.”

Em 2023, o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz foi “Ninguém Pode Salvar-se Sozinho. Juntos, Recomecemos A Partir De Covid-19 Para Traçar Sendas De Paz”. Refletindo a pandemia de Covid-19, ele ressaltou a necessidade que temos uns dos outros e “que o nosso maior tesouro, ainda que o mais frágil, é a fraternidade humana, fundada na filiação divina comum, e que ninguém pode salvar-se sozinho.”

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
junho 2024
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]