Pesquisar

Leigos Missionários Scalabrinianos realizam Assembleia Geral

Acompanhe aqui as notícias da VII Assembleia Geral dos Leigos Missionários Scalabrinianos, que acontece de 29 de novembro a 03 de dezembro em Porto Alegre/RS.

Encerramento da VII Assembleia do Movimento Leigos Missionários Scalabrinianos

De 29 de novembro a 03 de dezembro de 2023, em Porto Alegre/RS – Brasil, realizou-se a VII Assembleia Geral do Movimento Leigos Missionários Scalabrinianos. Participaram 26 Leigos Missionários Scalabrinianos, representando 10 grupos do Movimento, presentes em 8 países (Brasil, Paraguai, Angola, Colômbia, Bolívia, Honduras, República Dominicana e Itália) e 7 Irmãs Scalabrinianas, assistentes do movimento

Iluminados pelo tema escolhido para esta Assembleia: Comprometidos com o carisma, disponíveis para servir, os LMS foram convidados a colocar-se disponíveis à missão, respondendo ao Senhor diariamente. São enviados a serem testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão. O Papa Francisco insiste para que todos sejam uma Igreja em saída, defensora da vida, servidora e missionária. Como enviados para a missão com os migrantes e refugiados, os LMS são chamados a serem testemunhas da esperança e da misericórdia de Deus através da acolhida, proteção, promoção e integração.

O conselho geral eleito na VII Assembleia para o triênio 2023-2026 ficou assim constituído:

Coordenador Geral: Isaias Pablo Klin Carlotto
Conselheiros:
Francesca Soave
Vicente Hermann Fridrichs
Maria Alice Mayer Pilarski

02 de dezembro – Eleita nova coordenação dos LMS

Nesse sábado, 2, foi eleita a nova coordenação do Movimento Leigos Missionários Scalabrinianos para o triênio 2023-2026. O novo conselho geral é composto por: Isaias Pablo Klin Carlotto, Coordenador Geral; os conselheiros Francesca Soave, Vicente Hermann Fridrichs, Maria Alice Mayer Pilarski; e a assistente Ir. Janete Ferreira, mscs.

Parabéns à nova coordenação geral dos LMS!

29 de novembro – Início da VII Assembleia Geral dos LMS

A partir dessa quarta-feira, 29, tem início, na cidade de Porto Alegre/RS – Brasil, a VII Assembleia Geral do Movimento Leigos Missionários Scalabrinianos. Um evento que acontece a cada três anos e que reúne Coordenadores e delegados dos diversos Grupos que compõe o Movimento. Este ano contaremos com a presença de 28 Leigos/as representando os 11 Grupos e 07 Irmãs Assistentes, entre elas a Assistente Geral do MLMS e Delegada da Superiora Geral, Ir Janete Ferreira, mscs.

A VII Assembleia Geral, com tema: “Leigos Missionários Scalabrinianos – comprometidos com o carisma e missão, disponíveis para servir” e o lema: “…eu vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça.”(Jo 15,16), tem como OBJETIVO GERAL: “Revigorar nos LMS o compromisso efetivo com o crescimento e fortalecimento do Movimento e com a vivência do carisma scalabriniano, à luz do ESTATUTO do MLMS, para o exercício da missão de modo consciente e pleno, gerando frutos permanentes.”

Dentre os objetivos específicos está a eleição do novo Conselho Geral que irá animar e coordenar a nível geral o Movimento LMS, para o próximo triênio (2023-2026).

A programação contempla vários momentos… no final da tarde do dia 29 teremos uma celebração Eucarística como ação de graças por mais este momento histórico e à noite a abertura oficial da VII Assembleia com as mensagens previstas, revisão da agenda e distribuição dos trabalhos. Na sequência termos momento formativo (dia 30, pela manhã, conduzido por Ir Analita Candaten, mscs); à tarde visita ao Centro Social Madre Assunta, em Canoas /RS. Dia primeiro de dezembro teremos, durante todo o dia, as apresentações dos relatórios dos Grupos. Ainda neste dia previsto a apresentação do relatório do Conselho Geral cessante e uma participação da Ir Luciana Pitol, mscs, em vista da animação vocacional relacionada ao Movimento.

No sábado, dia 02, o momento forte será a eleição do/a novo/a Coordenador/a Geral e seu Conselho e também a discussão dos pontos que servirão de diretrizes para elaborar o plano de ação para o próximo triênio. Por fim, no domingo, dia 03, concluiremos a VII Assembleia Geral com uma peregrinação à Basílica Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico de Porto Alegre, lembrando uma característica especial das Assembleias do Movimento, que é uma visita a uma Igreja, Santuário ou Basílica que seja dedicado à Santa Mãe de DEUS.

Desde já agradecemos a unidade e as preces de todas as Irmãs da Congregação das Irmãs Missionárias Scalabrinianas e de todos os membros e colaboradores do Movimento LMS.

Confira a programação completa da VII Assembleia Geral dos Leigos Missionários Scalabrinianos.

Da Equipe de Comunicação, com a colaboração dos LMS e Irmãs

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]