Veículo foi interceptado por agentes de migração. Mãe e bebê foram levadas ao hospital
O Instituto Nacional de Migração (INM) do México informou na segunda-feira, 26, que interceptou no Estado de Veracruz um ônibus que transportava 141 migrantes irregulares, entre eles uma mulher que deu à luz dentro do veículo e a filha recém nascida. O grupo era formado por migrantes da Guatemala e Honduras.
A mulher, de origem guatemalteca, deu à luz com ajuda de outros migrantes que viajavam com ela, que cortaram o cordão umbilical enquanto eram orientados pelas autoridades. A mãe e a filha recém-nascida foram encaminhadas pelas autoridades para o hospital para se recuperarem, mas não foi informado o que acontecerá após receberem alta.
Segundo o INM, outras quatro pessoas foram levadas ao hospital por apresentarem quadro avançado de desidratação por insolação.
O grupo, de acordo com o INM, era composto por 138 migrantes da Guatemala, dos quais 101 viajavam em grupos familiares, 25 eram menores desacompanhados e outros 12 adultos viajavam sozinhos. Além desses, uma menor desacompanhada e duas pessoas que viajavam em grupo familiar indicaram ser de Honduras.
O México é a rota mais comumente utilizada por migrantes das Américas Central e do Sul a caminho dos Estados Unidos. Apenas no mês de maio, 204.561 migrantes foram detidos quando tentavam cruzar a fronteira para os EUA sem documentos. Desde o início do Ano Fiscal de 2023, em outubro, mais de 1,6 milhões de detenções já foram registradas na região.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual