Pesquisar

OIM relata descoberta de vala comum com corpos de migrantes no deserto da Líbia

Pelo menos 429 migrantes morreram ou desapareceram atravessando o Deserto do Saara em 2023

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou nesta sexta-feira, 22, sobre a descoberta de uma vala comum com os corpos de pelo menos 65 migrantes no sudoeste da Líbia. Em 2024, 69 mortes ou desaparecimentos já foram registradas na região, incluindo os corpos recém descobertos.

De acordo com a Organização, as circunstâncias das mortes e as nacionalidades permanecem desconhecidas, “mas acredita-se que tenham morrido no processo de contrabando através do deserto”. De acordo com o projeto Missing Migrants, da OIM, pelo menos 6.204 migrantes morreram durante a travessia do Deserto do Saara desde 2014, sendo 429 apenas no ano passado.

Segundo o comunicado da OIM, “esta última tragédia realça a necessidade urgente de enfrentar os desafios da migração irregular, nomeadamente através de uma resposta coordenada ao contrabando de migrantes e ao tráfico de pessoas”. O texto sublinha, ainda, que a falta de rotas migratórias regulares continuará causando tragédias como essa.

“Cada relato de desaparecimento de um migrante ou de perda de vida representa uma família enlutada que procura respostas sobre os seus entes queridos ou reconhece a tragédia da perda”, afirmou um porta-voz da OIM, que destacou que as respostas inadequadas às migrações irregulares e ao tráfico de pessoas são responsáveis pelo aumento de mortes e pelas condições “perturbadoras” em que os migrantes se encontram.

De acordo com a OIM, as autoridades líbias estão investigando as mortes. A Organização apela para que sejam garantidas uma recuperação digna, identificação e transferência dos restos mortais, bem como a notificação e o auxílio adequado às famílias dos migrantes falecidos.

Em geral, os migrantes cruzam o Saara com o objetivo de chegar ao Mediterrâneo, de onde cruzam em barcos precários até a Europa. De acordo com o projeto Missing Migrants, pelo menos 3.105 migrantes morreram ou desapareceram durante a travessia por mar até a Europa em 2023. Em 2024, já foram registradas 442 mortes ou desaparecimentos de migrantes nessa rota.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]