Francisco anunciou estar escrevendo o documento em 21 de agosto
O Papa Francisco anunciou no final da Audiência geral dessa quarta-feira, 30, que a segunda parte da Laudato Si’, que será publicada na forma de Exortação Apostólica, será lançada no dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.
“Nessa data tenho a intenção de publicar uma Exortação, uma segunda Laudato si’. Unamo-nos aos nossos irmãos e irmãs cristãos no compromisso de salvaguardar a Criação como um dom sagrado do Criador”, disse Francisco.
No anúncio, Francisco ressaltou ser necessário ficar “ao lado das vítimas da injustiça ambiental e climática, esforçando-se para acabar com a guerra sem sentido contra nossa casa comum, que é uma guerra mundial terrível”. O Papa ainda exorta a todos que trabalhem e rezem para que a casa comum volte a “transbordar de vida.”
O dia 4 de outubro também marca a conclusão do “Tempo Ecumênico da Criação”, que tem início em 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e cujo tema em 2023 é “Que jorrem a justiça e a paz”.
No dia 21 de agosto, o Papa Francisco anunciou, durante encontro com uma delegação de advogados de países membros do Conselho da Europa signatários do Apelo de Viena, estar escrevendo uma segunda parte da Laudato Si’, “para atualizar as questões”. A encíclica foi lançada em 2015 e trata sobre a proteção do meio ambiente e os perigos das mudanças climáticas.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação