Pesquisar

Papa Francisco inicia visita à Mongólia, a 43ª de seu pontificado

Cerca de 1.500 fiéis católicos vivem na Mongólia

Nessa sexta-feira, 1, o Papa Francisco chegou à Mongólia para sua visita que acontece até o dia 4 de setembro. O Pontífice partiu de Roma na tarde de quinta-feira, 31, para esta que é a primeira visita de um Papa ao país e a 43ª Viagem Apostólica de seu pontificado.

Em sua chegada, o Papa foi recebido pela ministra do Exterior, Sra. Batmunkh Battsetseg. Em seguida, uma jovem vestida em roupas tradicionais ofereceu ao Papa uma xícara de iogurte seco, prato tradicional local produzido com leite de iaque.

“Ir à Mongólia é ir a um povo pequeno em uma terra grande. A Mongólia parece não ter fim e os habitantes são poucos, um povo pequeno (poucos em número) de grande cultura. Acho que nos fará bem entender esse silêncio, tão longo, tão grande. Isso nos ajudará a entender o que significa, mas não intelectualmente, e sim com nossos sentidos”, disse Francisco aos jornalistas durante o voo. A Mongólia tem uma comunidade católica de aproximadamente 1.500 fiéis.

O lema da visita “Esperar juntos”, tem o objetivo de destacar o duplo significado da viagem apostólica do Santo Padre à Mongólia: o de visita pastoral e visita de estado. Portanto, a escolha foi por uma virtude puramente cristã (a esperança), mas amplamente partilhada também em ambientes não cristãos, associando-a ao advérbio juntos, para sublinhar a importância da colaboração bilateral entre a Santa Sé e a Mongólia.

Programa Oficial da Visita
Segundo o programa oficial da viagem, no dia 2 de setembro, às 9h da manhã locais, acontecerá a cerimônia de boas-vindas, seguida pela visita de cortesia ao presidente da Mongólia, Ukhnaagiin Khürelsükh, no Palácio de Estado.

Ainda pela manhã, o Papa fará seu primeiro discurso no encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático na sala “Ikh Mongol” do Palácio de Estado. Após, haverá um encontro com o presidente do Grande Hural de Estado (Parlamento da Mongólia) e, em seguida, o encontro com o primeiro-ministro.

A atividade do Papa será retomada à tarde, no encontro com os bispos, sacerdotes, missionários, consagrados, consagradas e agentes pastorais na Catedral dos Santos Pedro e Paulo, onde Francisco fará seu segundo discurso.

No domingo, 3 de setembro, estão previstos dois eventos: o encontro ecumênico e inter-religioso no “Hun Theatre”, com o terceiro discurso do Papa, e, à tarde, a Santa Missa na “Steppe Arena”, onde Francisco fará a homilia.

Em seu último dia de visita, na segunda-feira, 4 de setembro, o Papa irá se encontrar com agentes de caridade e participará na inauguração da casa da misericórdia, onde pronunciará seu último discurso. Às 11h30, acontecerá a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional “Chinggis Khaan” de Ulan Bator, de onde partirá para Roma.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação, com informações do Vatican News

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]