Chegou ao fim no domingo, 21 de junho, a 41ª Semana do Migrante no Brasil, promovida pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM). Realizada entre os dias 14 e 21 de junho, a iniciativa teve como tema “Migração e Moradia” e lema “Eu não tenho onde morar!”, convidando comunidades, pastorais e organizações a refletirem sobre o acesso à moradia como um direito humano fundamental.
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2026, que abordou o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Semana do Migrante reforçou a importância de promover condições dignas de vida para migrantes, refugiados e pessoas em situação de vulnerabilidade.
As Scalabrinianas celebraram a 41ª Semana do Migrante nas diversas realidades onde estão presentes, reforçando sua missão de acolher, proteger, promover e integrar os migrantes e refugiados. Confira abaixo as celebrações.
Pastoral das Migrações de Passo Fundo celebra 10 anos com ações na Semana do Migrante
Junto às celebrações da Semana do Migrante 2026 e o Dia Mundial do Refugiado, a Pastoral arquidiocesana das Migrações, de Passo Fundo/RS, celebrou seus 10 anos de caminhada, com o lema “10 anos acolhendo diferenças e semeando esperança”.
Dando ênfase às três celebrações, a Pastoral das Migrações promoveu no sábado, 20 de junho, uma Roda de Conversação sobre “IMIGRAÇÃO E MORADIA”. Marcaram presença e participaram do evento 65 pessoas, entre Representantes das Associações e grupos locais de imigrantes, o Arcebispo Metropolitano, a responsável do trabalho Municipal das Ocupações fundiárias, instituições, imigrantes e autóctones em geral.
Foi um momento muito intenso de partilha, reflexão e diálogo. Finalizando, foi proposto uma segunda sessão para finalizar uma proposta concreta a ser apresentada para a Prefeitura Municipal, como possibilidade de enfrentar o desafio de uma moradia digna para os imigrantes e refugiados que buscam esta cidade para reconstruir suas vidas.









Em Porto Velho, Semana do Migrante fortalece laços de acolhida e solidariedade
Em Porto Velho/RO, a programação da 41ª Semana do Migrante contou com uma festa na comunidade mira flores, uma ocupação onde vivem 24 famílias migrantes. A celebração contou com a presença de membros da Pastoral do Migrante, do Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Porto Velho e da equipe da Campanha da Fraternidade.


Semana do Migrante mobiliza comunidades e promove diálogo sobre moradia e direitos em Roraima
A Diocese de Roraima realizou, entre os dias 14 e 20 de junho, a programação da 41ª Semana do Migrante, que neste ano teve como tema “Migração e Moradia” e lema “Eu não tenho onde morar!”. A iniciativa reuniu migrantes, instituições, lideranças religiosas, autoridades e membros da sociedade civil em momentos de celebração, reflexão e convivência. Entre os participantes estavam as Irmãs Scalabrinianas.
Um dos destaques da programação foi o V Colóquio Migração e Moradia, realizado no dia 19 de junho na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O encontro reuniu cerca de uma centena de participantes de diferentes nacionalidades, entre brasileiros, venezuelanos, cubanos e haitianos. Com a proposta de criar um espaço onde os migrantes pudessem apresentar suas demandas e experiências, o colóquio promoveu o diálogo com autoridades e representantes de instituições. As discussões abordaram temas relacionados ao território, à moradia e ao acesso aos direitos sociais.
O encerramento da Semana do Migrante aconteceu no dia 20 de junho com uma caminhada solidária e inter-religiosa, que partiu da Comunidade Santa Luzia em direção à Rodoviária Internacional. A atividade foi marcada por gestos concretos de fraternidade, incluindo a partilha de lanches entre os participantes e o plantio de árvores frutíferas, simbolizando esperança, acolhida e compromisso com a vida.
Ao longo da semana, a Diocese de Roraima reafirmou seu compromisso com a promoção da dignidade das pessoas migrantes, fortalecendo espaços de escuta, integração e defesa dos direitos daqueles que buscam reconstruir suas vidas longe de sua terra de origem.


















Celebração do Dia do Migrante reúne diferentes povos e instituições em São Paulo
No dia 21 de junho, a Casa Arsenal da Esperança, em São Paulo/SP, acolheu a celebração eucarística em homenagem ao Dia do Migrante. O momento reuniu migrantes de diversas nacionalidades, etnias e credos, além de representantes de instituições e congregações religiosas que atuam na promoção e defesa dos direitos das pessoas migrantes.
Reconhecida por sua longa trajetória de acolhida, a Casa Arsenal da Esperança já recebeu, ao longo de mais de um século de história, mais de 3,5 milhões de migrantes provenientes de diferentes países e culturas.
As Irmãs Scalabrinianas também estiveram presentes na celebração, representando as diversas obras desenvolvidas na cidade de São Paulo em favor dos migrantes e refugiados. A participação reforçou o compromisso da Congregação com a acolhida, a proteção, a promoção e a integração das pessoas em situação de mobilidade humana.












Arquidiocese de Porto Alegre encerra a Semana do Migrante com celebração de fé, cultura e integração
Foi celebrada no dia 20 de junho, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, em Porto Alegre/RS, a missa de encerramento da 41ª Semana do Migrante e da VII Semana Estadual do Migrante e Refugiado, em clima de união, gratidão e compromisso.
Celebrada às 17h pelo arcebispo Dom Darley Kummer, a cerimônia reuniu sacerdotes, Irmãs Scalabrinianas, autoridades, migrantes, refugiados e a comunidade, reafirmando o papel da Igreja na acolhida e na promoção da dignidade daqueles que buscam novas oportunidades.
Na ocasião, também aconteceu a bênção e o envio da Irmã Jakeline Danette, que assumirá, a partir de agosto, a Coordenação da Pastoral do Migrante na Conferência Episcopal de Moçambique, demonstrando o compromisso missionário da congregação com a causa migratória.
Inspirada pelo exemplo de São João Batista Scalabrini, a celebração destacou a importância de construir espaços de fraternidade e solidariedade, fortalecendo redes de acolhida entre a Igreja, os órgãos públicos e as entidades sociais.
Durante o domingo, no Parque Marinha do Brasil, foram realizadas ações culturais e esportivas, como a Feira de Economia Criativa de Migrantes e Refugiados e o Torneio dos Migrantes, que promoveram integração, valorização cultural e reconhecimento da diversidade.
Essas iniciativas reforçam o entendimento de que migrar é uma realidade humana que requer acolhida, respeito, valorização e integração.
A Arquidiocese reafirma seu compromisso de construir uma sociedade mais inclusiva, onde cada migrante e refugiado possa recomeçar com dignidade, sentindo-se irmão e parte de uma comunidade comprometida, que celebra suas diferenças e potencialidades.


























Missa do Migrante encerra a Semana do Migrante em Anta Gorda
A culminância da 41ª Semana do Migrante foi marcada por um momento de profunda espiritualidade e comunhão com a realização da Missa do Migrante em Anta Gorda/RS. Celebrada na igreja matriz, a iniciativa foi fruto da atuação conjunta do movimento LMS, cuja caminhada é pautada pelo compromisso constante e dedicado ao auxílio aos migrantes, e da Pastoral Escolar do ESI Colégio Santa Teresinha.
“Tivemos a imensa alegria de acolher diversos migrantes, cujas trajetórias de superação enriqueceram nossa oração. A presença desses irmãos trouxe fervor à celebração eucarística e reafirmou, de forma contundente, que, na casa de Deus, as fronteiras geográficas perdem o sentido diante da unidade na fé”, afirmou o coordenador do movimento LMS em Anta Gorda, Felipe Oneda Polese.
Inspirados pelo carisma de São João Batista Scalabrini, o “Pai dos Migrantes”, renovamos nosso compromisso com a hospitalidade. Scalabrini dedicou sua vida a ser a voz daqueles que, distantes de suas pátrias, buscavam esperança e dignidade. Seguindo seus passos e o trabalho contínuo do LMS, esta celebração nos recordou que o acolhimento é um valor cristão fundamental e um exercício diário de fraternidade sem fronteiras.
Como lembrança deste momento, cada migrante recebeu um pãozinho abençoado pelo sacerdote. Este gesto simboliza o sustento necessário para que nunca lhes falte o alimento à mesa, expressando nossa profunda solidariedade com todos aqueles que enfrentam os desafios da jornada e a incerteza do caminho.
Unindo o olhar sensível do educador ao zelo do integrante do Movimento LMS, o Prof. Felipe reforça sua missão: “esse momento, senti a necessidade de registrar o que ficou marcado em minha memória: estar presente nesta Missa do Migrante tocou profundamente o meu coração. Ver tantos irmãos e irmãs que deixaram suas raízes e vieram participar desta celebração, buscando conforto e unidade, me fez lembrar das palavras de São João Batista Scalabrini, que dizia que ‘o mundo é a pátria do homem’. Como integrante do movimento LMS, esse trabalho de auxílio constante aos migrantes não é apenas uma tarefa, mas uma missão de vida. Ao vê-los ali, cada rosto e cada história representavam a força da superação. Esta celebração foi o reflexo do nosso compromisso diário: ser acolhida, ser braço estendido e, acima de tudo, garantir que cada migrante se sinta, de fato, em casa, caminhando juntos com a dignidade que a todos nós pertence.”
Que este encontro fortaleça nosso desejo de caminhar sempre ao lado daqueles que buscam um novo recomeço, mantendo viva a chama da solidariedade. Seguimos unidos no propósito de construir um mundo onde, independentemente da origem, todos sejam acolhidos como irmãos.
































Encontro Regional e Festa Multicultural celebra a diversidade dos migrantes em Ilópolis/RS
No dia 20 de junho, o Salão Paroquial do Santuário São Paulo Apóstolo, em Ilópolis/RS, dia de muito frio e chuva, foi palco do Encontro Regional e da Festa Multicultural da Pastoral dos Migrantes da Diocese de Santa Cruz do Sul, reunindo migrantes, refugiados, lideranças religiosas, autoridades civis, voluntários e representantes de diversas comunidades da região.
Com o tema “Migração e Moradia” e o lema “Eu não tenho onde morar!”, o encontro proporcionou um importante espaço de reflexão, convivência e valorização das diferentes culturas presentes em nossas comunidades. A iniciativa foi coordenada pelo Pe. Clécio José Henckes, pároco de Ilópolis e coordenador diocesano do Serviço de Pastoral dos Migrantes da Diocese de Santa Cruz do Sul, e pela Ir. Maria de Lurdes Lodi Rissini, Irmã Scalabriniana, contando, ainda, com o apoio de inúmeras lideranças e de voluntários.
O Pe. Clécio José Henckes deu abertura à programação do dia com uma importante mensagem de acolhida aos participantes e às autoridades presentes. Em seguida, aconteceu a mística conduzida pela equipe dos Leigos Scalabrinianos do Colégio ESI Santa Terezinha, de Anta Gorda, pela Ir. Maria de Lurdes (Scalabriniana) e por vários migrantes do município. O momento inter-religioso uniu pessoas de diferentes crenças e religiões, que rezaram recordando a realidade de milhões de pessoas que deixam suas terras em busca de segurança, trabalho e dignidade, muitas vezes enfrentando a falta de moradia.
Na sequência, foram apresentadas as autoridades presentes e os grupos de migrantes provenientes de municípios da região, como Anta Gorda, Encantado, Muçum, Putinga, Ilópolis e outros. O prefeito municipal de Ilópolis, Sr. Fernando Dapont, dirigiu uma saudação aos presentes, destacando a importância da solidariedade e da integração entre os povos. Também participou do encontro o coordenador da Pastoral dos Migrantes no Regional Sul 3 da CNBB, Pe. Ademar Barilli, que agradeceu a iniciativa e saudou os migrantes, encorajando-os com palavras de esperança. A Ir. Zenaide Mezzomo, Irmã Scalabriniana e diretora do Colégio ESI de Anta Gorda, em sua saudação carinhosa e inspiradora falou da importância de trabalharmos em conjunto para o acolhimento, a educação, o trabalho e o cultivo da fé de cada migrantes que vive em nosso meio.
A dimensão cultural foi um dos pontos altos da tarde. O grupo Voce del Mate encantou o público com músicas italianas e brasileiras, recordando as raízes históricas da imigração na região. Em seguida, a cultura gaúcha foi celebrada por meio da apresentação do CTG Querência do Mate de Ilópolis, reforçando o valor das tradições locais e o diálogo entre diferentes identidades culturais.
Na continuidade da programação, migrantes das cidades de Encantado, Anta Gorda, Muçum, Putinga e Ilópolis apresentaram suas músicas, experiências, histórias de vida, costumes e contribuições para as comunidades onde vivem. Os testemunhos evidenciaram desafios relacionados à moradia, ao trabalho, à documentação e à integração social, mas também revelaram esperança, resiliência e o desejo de construir uma vida nova em nosso país.
O encontro reafirmou o compromisso da Igreja e da sociedade com os quatro verbos propostos pelo Papa Francisco para a ação junto aos migrantes: acolher, proteger, promover e integrar. Mais do que uma celebração cultural, o evento tornou-se um sinal concreto de fraternidade, respeito e valorização da dignidade humana.
O Encontro Regional e a Festa Multicultural deixaram uma mensagem clara para todos os presentes: apesar das diferenças de origem, língua e cultura, somos uma única família humana, chamada a construir pontes de solidariedade e esperança.
“Acolher, proteger, promover e integrar são verbos que transformam vidas. Cada serviço prestado neste encontro foi um gesto concreto de fraternidade e solidariedade para com nossos irmãos e irmãs migrantes.” Que esta experiência continue inspirando nossas comunidades na missão de acolher aqueles que buscam um lugar para viver com dignidade e paz.
Ao final da programação, a Ir. Maria de Lurdes e o coordenador diocesano do Serviço de Pastoral dos Migrantes, Pe. Clécio José Henckes, dirigiram uma mensagem de agradecimento a todos os participantes, voluntários e parceiros, renovando o compromisso de continuar construindo comunidades cada vez mais acolhedoras.




































Do Serviço de Comunicação, com a colaboração das Irmãs e Leigos
















