Pesquisar

Scalabrinianas refletem missão, comunicação e espiritualidade em encontro regional

Oração, estudo e convivência, essas foram as palavras que nortearam o encontro anual das Irmãs que pertencem a Região Pe. José Marchetti, da Província Maria Mãe dos Migrantes. Entre os dias 21 e 25 de abril, as Irmãs estiveram reunidas na comunidade Scalabriniana Humilitas, de Goiânia/GO.

As Irmãs da Região Pe. José Marchetti estão em missão nos estados do Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Rondônia e Roraima. Além delas também estiveram presentes Ir. Vicentina Roque dos Santos, Conselheira da Missão Apostólica, e Ir. Rosa Zanchin, da microrregião Pe. José Marchetti.

A abertura do encontro foi realizada com uma Celebração Eucarística na comunidade Humilitas, presidida pelo Pe. Albanir da Mata Souza, Administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Guia.

Igor Borges Cunha, Pesquisador do CSEM (Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios), refletiu durante uma manhã sobre o tema “Os atuais fluxos migratórios: Como pensar o protagonismo dos migrantes no cenário atual”. Essa reflexão trouxe elementos inquietantes da missão, frente a tantos desafios locais, nacionais e mundiais.

A Irmã Maria Lenir do Prado, da Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, foi quem assessorou o segundo dia do encontro. Durante a manhã, contemplou as Irmãs com um momento de espiritualidade coordenado pela Ir. Sandra Ede, refletindo sobre a passagem bíblica de Mt 28,1-10, onde Maria Madalena e algumas mulheres vão até a sepultura de Cristo e a encontram vazia, e o mesmo lhe diz “Não tenham medo!”.

Durante o dia, as Irmãs refletiram sobre as relações interpessoais, através do tema “Comunicação Eficaz – Ouvir com o Coração” e, de forma dinâmica e vivencial, foram conduzidas a perceber os diferentes tipos de comunicação, seus problemas e os elementos pertinentes na comunicação que conduzem a experiência umas com as outras, além de atividades relacionadas à descoberta e cura da criança interior.

Entre os momentos de estudos e oração as Irmãs tiveram oportunidade de conhecer o centro de Goiânia, além de visitar o Santuário do Divino Pai Eterno na cidade de Trindade, que fica localizada a 34 km da cidade de Aparecida de Goiânia.

Outro momento de convivência e partilha aconteceu no complexo de Pesca e Lazer Engenho Velho. Ali as Irmãs trocaram presentes entre elas e desfrutaram de um momento de descanso e repouso em meio à natureza.

O encontro, já caminhando para o fim, deixa o sabor de que vale a pena investir na vida religiosa consagrada Scalabriniana com amor, entrega e dedicação. As Irmãs tiveram a graça de concluir o encontro e os dias de convívio fraterno com a celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva.

Foram dias leves e de muita profundidade, onde 17 Irmãs Scalabrinianas tiveram a oportunidade de fazer comunidade, se conhecer e reencontrar, partilhando a vida e a missão, aprendendo entre si e se alimentando da Palavra de Deus nesta oitava de Páscoa, tempo em que o Cristo Ressuscitado nos convida a sermos testemunhas do seu amor neste ano jubilar, onde a esperança encontre morada em nosso ser-missão e nos conduza a encarnarmos o mistério do verbo entre nós.

Por Ir. Goreth Batista Ferreira, com o Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2025
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?