Começa nesta segunda-feira, 28, o Jubileu dos Jovens, que acontece até o dia 03 de agosto. Durante esses dias, são aguardados cerca de 500 mil jovens de 146 países, sendo considerado o grande evento jubilar mais esperado e com maior participação do Ano Santo de 2025.
De acordo com o site oficial do Jubileu 2025, para a Vigília de Oração com o Papa Leão XIV em Tor Vergata, no sábado, 2 de agosto, são esperados cerca de um milhão de peregrinos. Esse número deve aumentar ainda mais por ocasião da Santa Missa de domingo, 3 de agosto, às 9h, presidida pelo Santo Padre.
O primeiro dia do Jubileu dos Jovens é dedicado à chegada dos jovens peregrinos e à acomodação nos locais de acolhimento organizados em Roma e no Lácio pelo Dicastério para a Evangelização, com a colaboração do Gabinete do Comissário Extraordinário do Governo, da Proteção Civil Nacional, da Prefeitura e da Questura, do Vicariato de Roma e da Diocese do Lácio.
Segundo o site oficial, foram disponibilizadas cerca de 370 paróquias, 400 estruturas escolares, 40 locais extraescolares, entre Casas da Proteção Civil, pavilhões e ginásios municipais, além de algumas famílias que se disponibilizaram para acolher os jovens peregrinos.
Na terça-feira, 29, acontecerá a Santa Missa de boas-vindas, presidida pelo Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, H.E.R. Monsenhor Rino Fisichella e terão início os Diálogos com a cidade, eventos de caráter artístico e cultural espalhados por toda a cidade, que acontecerão até o dia 31 de julho. Mais de 70 eventos estão previstos no programa dos Diálogos durante a semana do Jubileu dos Jovens, organizados por mais de 30 entidades, organismos ou associações.
Na sexta-feira, 1º de agosto, será realizado no Circo Máximo um Dia Penitencial em preparação para a Vigília com o Santo Padre, durante o qual mais de 1000 sacerdotes se disponibilizaram para o Sacramento da Reconciliação, em dez línguas diferentes.
No sábado, 2, os participantes poderão acessar a partir das 9h a grande área montada em Tor Vergata. Das 14h às 20h, o palco receberá momentos de entretenimento com música e testemunhos, O Coro da Diocese de Roma, dirigido por Mons. Marco Frisina, com cerca de 450 elementos entre coro e orquestra, animará os momentos da chegada do Santo Padre e da Vigília.
Às 20h30 terá início a Vigília de oração com o Santo Padre, durante a qual três jovens farão algumas perguntas ao Papa Leão XIV sobre os temas da amizade, da coragem e da espiritualidade. Ao final da Vigília, os jovens presentes irão se preparar para pernoitar no local. Às 9h de domingo, 3, o Papa Leão celebrará a Santa Missa, no mesmo local.
Audiência do Papa com jovens do Peru
No início do Jubileu dos Jovens, o Papa Leão XIV concedeu uma audiência especial a um grupo de jovens peregrinos do Peru, país onde foi missionário e bispo. O Papa acolheu e agradeceu ao grupo pela presença, mas também a suas famílias e comunidades, por terem apoiado a sua ida.
“Queridos jovens, espero que guardem sempre no coração tudo o que viverem nestes dias, mas não o guardem só para vocês. Isto é muito importante: o que vão viver aqui, não o guardem só para vocês”, afirmou o Papa.
Leão XIV pediu aos jovens que as vivências do Jubileu dos Jovens não fiquem apenas na lembrança e em fotos, mas que, ao retornarem ao Peru “encham estas terras com a alegria e a força do Evangelho, com a Boa Nova de Jesus Cristo.”
“Que todas as pessoas que encontrarem vejam em vocês o rosto de Cristo que ama e se entrega, que permanece presente em cada batizado. Portanto, amem e sirvam gratuitamente, nas coisas de cada dia, nas pequenas coisas, nas coisas escondidas, porque experimentaram a alegria de ser amados primeiro e porque receberam tudo gratuitamente do nosso Pai Deus”, exortou o Papa.
O Pontífice expressou seu desejo de que as mochilas que acompanharão os jovens durante esses dias sejam um sinal da missão confiada por ele nesse encontro. “Sejam missionários onde quer que vão, sejam uma transparência da presença do Senhor, como foram os nossos amados santos peruanos”, afirmou.
Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação