Pesquisar

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada no Hemisfério Norte

Subsídio da Semana de Oração de 2024 foi preparado por equipe ecumênica de Burkina Faso

Está sendo celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro, no hemisfério norte, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que em 2024 tem como tema “Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10, 27).

Para 2024, o material para a Semana de Oração pela Unidade Cristã foi preparado por uma equipe ecumênica de Burkina Faso, liderada pela comunidade local Chemin Neuf (CCN). Para a produção dos subsídios, colaboraram irmãos e irmãs da Arquidiocese Católica de Uagadugu, das Igrejas Protestantes, de órgãos ecumênicos e do CCN em Burkina Faso.

Atualmente, o Burkina Faso passa por uma grave crise de segurança, que afeta todas as comunidades de fiéis. Ataques terroristas, violações de direitos humanos e tráfico de pessoas já causaram mais de três mil mortes, além de quase dois milhões de pessoas deslocadas internamente.

As igrejas cristãs têm sido um dos principais alvos de ataques armados. Sacerdotes, pastores e catequistas foram mortos durante celebrações religiosas, além de muitos outros que foram sequestrados e têm seu destino desconhecido. Apesar disso, os líderes religiosos do país estão trabalhando para encontrar soluções duradouras para a paz, a coesão social e a reconciliação.

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece em períodos diferentes nos hemisférios norte e sul.

No hemisfério Norte, o período de celebração é de 18 a 25 de janeiro, data proposta em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo. Já no hemisfério Sul, as Igrejas costumam celebrar a Semana de Oração no período de Pentecostes, como sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]