Pesquisar

64 migrantes foram resgatados em dois caminhões com simulação de carga no México

Entre os migrantes resgatados estavam mais de 20 menores

No dia 4 de fevereiro o Instituto Nacional de Migração (INM) do México resgatou 64 migrantes estrangeiros que eram transportados em condição de superlotação em dois caminhões de carga. Os caminhões estavam modificados para simular transporte de grades e caixas de plástico.

Os migrantes foram encontrados durante a realização de ações de verificação migratória em Nuevo Teapa, município de Moloacán. Os caminhões foram parados ao serem detectadas irregularidades nas caixas de carga.

De acordo com o INM, os caminhões foram modificados para simular o transporte de grades e caixotes plásticos, porém, através da utilização de equipamentos de raios X, foram encontradas irregularidades no carregamento. Quando os motoristas foram solicitados a abrir a porta traseira, o transporte de migrantes foi confirmado.

No local, foi confirmado que os caminhões transportavam 22 crianças e adolescentes, além de 14 mulheres e 28 homens adultos. Desse total, 14 pessoas viajavam em cinco grupos familiares e outros 14 menores estavam desacompanhados.

No total, foram resgatadas 52 pessoas da Guatemala, 6 de El Salvador, 4 de Honduras e 2 do Equador, que foram transferidas para a Estação Migratória de Acayucan. Os menores e membros de unidades familiares foram encaminhados para o Gabinete Administrativo de Canalização de Meninas, Meninos e Adolescentes, à espera de serem colocados sob a proteção do Sistema de Desenvolvimento Integral da Família (DIF).

De acordo com o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos Estados Unidos, 302.034 migrantes foram registrados na fronteira entre EUA e México em dezembro, entre eles 249.785 que foram registrados entre portos oficiais de entrada. Segundo o CBP, mais de 472 mil pessoas foram removidas do país entre maio e 31 de dezembro de 2023, a maioria deles após atravessar a fronteira sul do país.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
junho 2024
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]