“O ato de migrar deveria ser sempre uma escolha livre, mas realmente, ainda hoje, em muitos casos não o é”, disse o Papa Francisco em mensagem ao 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.
A rede Cáritas em Roraima, em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes, realiza de 21 a 24 de setembro uma vasta programação em alusão ao Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, reconhecendo a importância de dar apoio e oportunidades a essas pessoas corajosas que estão recomeçando suas vidas em terras desconhecidas.
As atividades ocorrem em Boa Vista – RR, com apoio de organizações humanitárias que atuam no contexto migratório. A programação conta com exposição fotográfica, atendimentos gratuitos de saúde, rodas de conversa e se encerra com uma missa celebrativa.
Todas as atividades ocorrem por meio dos projetos Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras; Sumaúma: Nutrindo Vidas; e Europana Dignidade sem fronteiras, sem barreiras. Projetos da rede Cáritas em Roraima que recebem o apoio, respectivamente, do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América; do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos pelo Desenvolvimento Internacional; e da União Europeia, Cáritas Alemã e Cáritas Suíça.
A realização também recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Boa Vista por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Organização humanitária internacional Médicos Associação, a Associação Mexendo a Panela e o Greifron-UFRR, Grupo de Estudo Interdisciplinar sobre Fronteiras.
Confira abaixo os detalhes da programação.
Da Equipe de Comunicação