Em 14 de dezembro de 1896, Pe. José Marchetti, missionário scalabriniano, nasceu para a vida eterna. No último domingo, 14 de dezembro, as comunidades do Instituto São Carlos e de Nossa Senhora Aparecida, em Jundiaí (SP), reuniram-se em ação de graças para celebrar os 130 anos de fundação da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas. A celebração eucarística, marcada por um clima de alegria e gratidão, foi presidida pelo Pe. Emídio Girotto, cs.
Um Marco Histórico
A celebração recorda o início de uma trajetória de entrega e serviço que começou em 25 de outubro de 1895, em Piacenza, Itália. Pouco tempo depois da fundação, a Beata Madre Assunta Marchetti e as primeiras irmãs atravessaram o oceano, desembarcando em solo brasileiro, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, no dia 20 de novembro daquele mesmo ano.
O Legado de Cuidado
Sob a orientação do Cofundador, o Venerável Pe. José Marchetti, a pequena comunidade inicial assumiu oficialmente sua missão em 8 de dezembro de 1895, dedicando-se ao cuidado dos órfãos.
Este evento em Jundiaí faz parte de uma série de comemorações que cada comunidade celebrou,, honrando os 130 anos de vivência do carisma scalabriniano no mundo e a sua consolidação em terras brasileiras.





Por Ir. Leocadia Mezzomo











