Medida permite residência legal para venezuelanos chegados no país antes de 8 de março de 2021
O Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos anunciou na segunda-feira, 11, que irá estender por mais 18 meses o Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês), que permite que milhares de venezuelanos trabalhem e residam legalmente no país. O TPS atual expira em 9 de setembro e, com a medida, que entrará em vigor um dia depois, permanecerá válido até 10 de março de 2024.
A medida, no entanto, só abrange os venezuelanos chegados ao país até 8 de março de 2021, não permitindo que venezuelanos chegados após esse período se inscrevam no programa humanitário.
O programa foi criado pelo Congresso dos EUA em 1990, visando proteger imigrantes e refugiados que pudessem entrar em perigo caso retornassem a seus países de origem. Em março de 2021, o governo de Joe Biden aprovou o TPS para a Venezuela, permitindo que, desde então, os venezuelanos que viviam irregularmente nos EUA possam trabalhar e viver sem medo de serem deportados.
Atualmente, o governo Biden estima que pelo menos 343 mil venezuelanos estejam aptos a receber o status, embora o acúmulo de inscrições tenha deixado muitas pessoas à espera de aprovação. Desde janeiro de 2021, agentes da patrulha de fronteira dos EUA detiveram mais de 144 mil venezuelanos que tentaram entrar no país pela fronteira sudoeste.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual