Mais de 36 mil migrantes já chegaram à Itália em 2023
Pelo menos 705 migrantes desembarcaram na ilha de Lampedusa, na Itália, nas últimas 24 horas. De acordo com autoridades, o centro de acolhimento da ilha, que tem capacidade máxima para 400 pessoas, já possui cerca de 2,7 mil abrigados.
Segundo as autoridades italianas, os migrantes estavam em 19 embarcações, sendo muitos deles originários de países africanos, entre eles mulheres e menores de idade.
Entre os migrantes recém chegados à ilha, estão 47 pessoas resgatadas de um naufrágio próximo a Lampedusa na tarde de segunda-feira, 24. O grupo estava a bordo de um barco pequeno, que virou quando eles começaram a se agitar para chamar a atenção de um barco de resgate.
Entre os sobreviventes do naufrágio, que foram levados ao cais por voluntários da ONG Open Arms, estavam uma grávida de seis meses, uma jovem com o pé fraturado e um bebê de oito meses, acompanhado pela mãe, que foram levados ao hospital. Esse foi o 4º naufrágio registrado na segunda-feira.
No total, pelo menos 23 pessoas estão desaparecidas e um homem morreu nos quatro naufrágios registrados na costa italiana durante a segunda-feira. Em um deles, 34 pessoas, entre elas 26 homens e oito mulheres, foram resgatados por um navio pesqueiro. Os migrantes a resgatados eram de Burkina Faso, Camarões, Comores, Costa do Marfim, Guiné e Sudão.
Em outro naufrágio, 42 sobreviventes foram resgatados, entre eles cinco mulheres e três menores de idade. Os migrantes resgatados eram de Benin, Camarões, Congo, Guiné, Mali, Serra Leoa e Sudão do Sul.
De acordo com o ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados, pelo menos 36,339 migrantes chegaram à Itália pelo mar em 2023. Em 2022, pelo menos 105,131 migrantes chegaram ao país.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual