Pesquisar

México resgata 148 migrantes abandonados em trailer de caminhão

Maioria dos migrantes resgatados viajava em grupos familiares

O Instituto Nacional de Migração do México (INM) resgatou nesta sexta-feira, 21, 148 migrantes da América Central que foram abandonados no trailer de um caminhão. No último fim de semana, mais de 500 migrantes foram resgatados em situação de tráfico humano.

De acordo com o INM, os migrantes foram estavam em um caminhão abandonado na estrada Minatitlán- Córdoba “em condições de risco de vida”. O motorista havia fugido do local e não foi encontrado pela polícia.

No total, 148 migrantes de Honduras, Guatemala e El Salvador foram encontrados no local. Entre eles, estavam 44 famílias compostas por 115 pessoas, uma mulher e nove homens adultos, que viajavam sozinhos, e outros 23 menores desacompanhados.

Entre 15 e 16 de julho, 509 pessoas foram resgatadas de três caminhões por equipes do INM. Os migrantes encontrados eram da Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Cuba e Índia. Entre as pessoas resgatadas estavam 59 menores desacompanhados e 361 pessoas que viajavam em grupos familiares.

O México é a principal rota de entrada de migrantes irregulares nos EUA. Desde o início do ano fiscal de 2023, em outubro passado, mais de 1,7 milhão de pessoas foram registradas na fronteira entre os países, segundo o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, em inglês). Em junho, 144.571 tentativas de entrada foram registradas, uma queda de 30% em comparação com maio, quando 206.702 pessoas tentaram entrar irregularmente no país.

Na tentativa de frear a imigração irregular, o governador do Texas, Greg Abbott, iniciou a instalação de uma barreira flutuante no Rio Grande, na fronteira com o México. A medida foi criticada pelo presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que chamou a medida de “politicagem”. O país pretende realizar um estudo para analisar a legalidade da barreira fronteiriça.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
novembro 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados