O Papa Francisco cumpre agenda de encontros com jovens e autoridades em vista da JMJ Lisboa 2023
Na manhã desta quinta-feira, 3, o Papa Francisco se encontrou com os jovens universitários na Universidade Católica Portuguesa, como parte do programa de sua viagem a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude.
Em seu discurso, o Papa refletiu sobre a figura do peregrino, na qual “espelha-se a condição humana, pois todos somos chamados a confrontar-nos com grandes interrogativos para os quais não basta uma resposta simplista ou imediata, mas convidam a realizar uma viagem, superando-se a si mesmo, indo mais além”, destacou o pontífice.
Segundo o Papa Francisco, o peregrino caminha em direção ou buscando uma meta, sempre com o risco de caminhar em um labirinto, onde não há meta a alcançar. “Desconfiemos das fórmulas pré-fabricadas – elas são labirínticas -, desconfiemos das respostas que parecem estar ao alcance da mão, daquelas respostas tiradas da manga como cartas de baralho; desconfiemos das propostas que parecem dar tudo sem pedir nada. Desconfiemos. A desconfiança é uma arma para poder seguir em frente e não ficar andando em círculos”, disse.
O Papa ressaltou, ainda, a importância de que o conhecimento seja acolhido como uma responsabilidade, a partir da qual aqueles que o possuem devem se esforçar para construir um mundo mais justo e inclusivo.
“Também este idoso que vos fala sonha que a vossa geração se torne uma geração de mestres: mestres de humanidade, mestres de compaixão, mestres de novas oportunidades para o planeta e seus habitantes, mestres de esperança. Mestres que defendam a vida do planeta, ameaçada neste momento por uma grave destruição ecológica”, pediu Francisco.
O Papa Francisco chegou em Lisboa, Portugal, na manhã de quarta-feira, 2, para uma série de encontros com jovens e outras autoridades em vista da Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 1 a 6 de agosto.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação, com informações do Vatican News