Pesquisar

Scalabrinianas celebram a Festa de São João Batista Scalabrini nas comunidades

As Irmãs Scalabrinianas celebraram a Festa de São João Batista Scalabrini, comemorada no dia 1º de junho, nas diversas comunidades Scalabrinianas. Confira abaixo como aconteceram as celebrações.

Assunción – Paraguay
Camina con el migrante y se parte de su vida y de su historia. Hermanas Zita, Zeni y migrantes con el obispo responsable de los migrantes en Paraguay, Mon. Gabriel Escobar, celebramos la fiesta de San Juan Bautista Scalabrini en Asunción. Salve 01 de junio 2023

Luanda – Angola
No dia 23 de maio iniciou-se a novena em preparação à festa de São João Batista Scalabrini, na comunidade formativa, com a celebração eucarística, dando sequência aos demais dias com reflexões sobre a santidade e missão de Scalabrini, em comunhão com a irmã Carla, que esteve em peregrinação missionária em 4 dioceses de Angola a trabalhar sobre os Direitos dos Migrantes e Refugiados por meio de conferências, nas quais sempre recordava São João Batista Scalabrini como o padroeiro dos Migrantes e Refugiados.

Foi uma linda experiência de vida e fé de que Cristo Peregrino nos acompanha na vida e missão de cada uma.

Comunidade São Carlos – Caxias do Sul/RS/Brasil
Celebração da Festa de São João Batista Scalabrini na Comunidade São Carlos, Caxias do Sul/RS com celebração presidida pelo pe. Leonardo Pereira.

Celebração na Igreja São Pelegrino. Missa celebrada por Pe. Mario Pedrotti e presença das irmãs da Comunidade São Carlos e o povo.

Comunidade São José – Caxias do Sul/RS/Brasil
Na terça-feira, 30 de maio, as irmãs da Comunidade São José, de Caxias do Sul/RS, celebraram junto com as colaboradoras a Missa da festa de São João Batista Scalabrini. Frei Salvador Cipriano presidiu a celebração.

As 22 irmãs, inclusive as acamadas receberam a bênção em seus leitos. As colaboradoras manifestaram sua gratidão e preces junto com as irmãs. A celebração aconteceu no dia 30 após a realização do tríduo previamente.

Comunidade Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS/Brasil
As Irmãs da Comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, Farroupilha/RS celebraram as festividades de São João Batista Scalabrini através da confecção de roupas para crianças. As peças foram entregues para os filhos de migrantes atendidos ela irmãs da Comunidade Maria de Nazaré, Desvio Rizzo/Caxias do Sul.

As Irmãs fazem aproveitamento dos retalhos oferecidos pelas malharias de Farroupilha e, a partir da matéria, preparam o fio e tecem as roupas. Para esse fim, também, familiares de Ir. Maria Nichele contribuíram para a doação de cobertores, entregues para as famílias da Região do Desvio Rizzo, bairros que aglomeram uma diversidade significativa de migrantes e necessitados.

Escola Nossa Senhora de Lourdes/Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Farroupilha/RS/Brasil

Foram realizadas atividades e oração com os alunos em ação de graças pelo dia de São João Batista Scalabrini. Foi realizada uma Celebração Eucarística na Paróquia Sagrado Coração de Jesus pedindo por mais vocações e proteção na missão Scalabriniana.

Além disso, foi realizado o Tríduo e adoração em ação de graças pela canonização do nosso fundador Scalabrini. Foi feita divulgação de vídeos e mensagens na comunidade educativa e no setor de acolhida na Paróquia.

Núcleo de Leigos Missionários Scalabrinianos São Rafael – Casca/RS/Brasil
No dia 29 de maio o Núcleo de Leigos Missionários Scalabrinianos São Rafael de Casca/RS, se reuniu para o Encontro de Formação mensal, que teve como tema “Espírito Santo e São Joao Batista Scalabrini”.

No dia 1º de junho, festa de São João Batista Scalabrini, os Leigos Missionários Scalabrinianos Artério, Merci, Maura e Silvino, participaram da Missa em honra a São João Batista Scalabrini, realizada na Casa das Irmãs Scalabrinianas de Casca. O Celebrante foi Padre Luiz Signor, pároco de Casca, que na homilia enalteceu a obra de nosso Santo fundador.

Maputo – Moçambique

O Departamento Social da Conferência Episcopal de Moçambique por meio das irmãs que atuam nesta área, organizaram uma Celebração Eucarística, da qual participaram sacerdotes representantes  das comissões sociais, bem como colaboradores e membros dos diferentes Organizações que partilham o mesmo espaço de Missão. A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar de Maputo, Dom Tonito Francisco.

Pompéia – Porto Alegre/RS/Brasil

No dia 03 de junho, na Igreja da Pompéia, Porto Alegre/RS, a família Scalabriniana reuniu-se para a celebração eucarística em comemoração ao dia de Scalabrini.

Para a família Scalabriniana, poder invocar Scalabrini santo, Pai dos Migrantes, é uma graça que faz brotar sentimentos de alegria e de gratidão.

Scalabrini foi o Bom Pastor para milhares de migrantes que deixavam sua pátria. Em sua ação social e pastoral, foi um bispo inteligente e intuitivo, sensível, corajoso, ousado, determinado em seus propósitos, que não retrocedia diante das dificuldades, de incompreensões e críticas, até dentro da própria Igreja. Tinha ideias claras, visão ampla e seu projeto socio-pastoral revela sua ação transformadora.   

Louvor a Trindade Santa pelos benefícios recebidos ao longo de nossas vidas e de nossas histórias congregacionais, sobretudo, louvemos por sermos herdeiros do carisma de Scalabrini, por todo bem realizado pela nossa família Scalabriniana, presente em tantos lugares no mundo.

Bogotá – Colômbia

As irmãs Scalabrinianas que vivem em Bogotá – Colômbia, celebraram o dia do seu fundador São João Batista Scalabrini com a Celebração Eucarística no Seminário Teológico dos padres Scalabrinianos, juntamente com os seminaristas da filosofia e leigos amigos.

Após a Eucaristia teve o almoço e uma partilha de como chegou a Congregação Scalabriniana nos países que estavam presentes nesse dia: Colômbia, Brasil, Paraguai, Venezuela, Guatemala, México, Haiti,  Indonésia, Vietnã, Itália, Espanha e Honduras.  Foi assim que apareceu a riqueza do nosso carisma nesses 12 países.

Bienvenu Shelter – África do Sul

Para celebrar a festa de São João Scalabrini, tivemos um dia de encontro e formação com os funcionários. Num dos momentos de reflexão, a Irmã Marizete Garbin partilhou o tema sobre a vida de Scalabrini.

Porto Velho – Roraima

No dia 1º de junho, festa de São João Batista Scalabrini, as Irmãs Missionárias Scalabrinianas, os Leigos Missionários Scalabrinanos, os Migrantes acolhidos na Casa Madre Assunta e todo o povo de Deus da Paróquia São Cristóvão se reuniram  para a Missa em Ação de Graças em Honra a São João Batista Scalabrini, a missa foi presidida pelo Pároco Pe. Leandro que colocou a importância da missão de Scalabrini para vida da Igreja e dos migrantes, agradeceu o trabalho das Irmãs Scalabrinianas na Arquidiocese de Porto Velho em especial na Paróquia sendo um sinal do amor de Deus na vida dos migrantes. Ir. Maria Aparecida contou a História de São Scalabrini e seu olhar de amor e compaixão a partir da estação de Milão, enfatizando a devoção mariana, eucarística e dedicação a catequese, agradeceu a presença dos Leigos Missionários Scalabrinianos na caminhada e a todos os colaboradores na missão e Pastoral dos Migrantes.

Hospital Nossa Senhora dos Navegantes – Torres/RS/Brasil

Instituto Cristo Rei – Passo Fundo/RS/Brasil

Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) – Brasília/BSB/Brasil

Da Equipe de Comunicação, em parceria com as Irmãs, Colaboradores e Voluntários.

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]