Pesquisar

Seminário da Cátedra Sérgio Vieira de Melo aconteceu em Caxias do Sul/RS com promoção do CAM e parceiros

De segunda-feira, 6, a quarta-feira, 8, aconteceu na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul/RS, o “XIV Seminário Nacional das Cátedras Sérgio Vieira de Melo: 20 anos no Brasil”. O evento foi promovido pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), ACNUR e UCS, com apoio das Scalabrinianas, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Governo Federal.

Na Solenidade de abertura, que teve a mediação de Adriano Pistorelo da UCS, CAM e Irmãs Scalabrinianas, foi apresentado um relatório do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados a respeito de um panorama das migrações e a o relatório anual das CSVM, seguido de uma conferência que desenhou um panorama sobre a evolução, desafios e o impacto das cátedras ao longo das duas últimas décadas, com Viviane Mozine, da Universidade de Vila Velha.

Ainda, a abertura contou com a participação do Padre Marcelo Maróstica Quadros, da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, e representante da sociedade civil no CONARE, que falou sobre a importância do trabalho continuado em prol dos refugiados.

Durante o Seminário, três grupos de trabalho on-line debateram pesquisas sobre Refúgio, Direitos Humanos e Responsabilidade dos Estados: Desafios Atuais para a Comunidade Internacional; Governança Migratória: Política Nacional de Migração e Políticas Públicas Transversais de Proteção; e A Atuação das Universidades no Processo de Ampliação da Rede de Amparo e Proteção às Populações Migrantes e Refugiadas.

Além disso, foram realizadas mesas-redondas com os temas “Governança Migratória: Reflexões sobre Política Nacional de Migração, Refúgio e Apatridia e Políticas Públicas Transversais de Proteção ao Grupo Social” e “Contribuição e Atuação das Universidades no Processo de Ampliação da Rede de Amparo e Proteção às Populações Migrantes, Refugiadas e Apátridas por meio do Ensino.”

CAM recebe visita de participantes do Seminário
Na terça-feira, 7, o CAM recebeu a visita de uma representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, de professores das Cátedras Sérgio Vieira de Mello (CSVM) de diversas regiões do Brasil participantes do Seminário, DPU e do direitor da Cáritas SP, Pe. Marcelo Maróstica, que conheceram as instalações e serviços oferecidos pela instituição.

Durante a visita, foi possível um diálogo enriquecedor com os migrantes beneficiados pelos programas do CAM, que compartilharam um pouco das experiências no decorrer das formações profissionais e aulas de língua portuguesa.

A visita representa um passo vital para a consolidação de parcerias e para o fortalecimento das redes de apoio aos refugiados no Brasil, promovendo uma maior compreensão e engajamento da sociedade com a causa migratória.

Por Amanda Almeida, com a colaboração de Adriano Pistorelo, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]